Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28020
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorOsório, Daniela Queirós Silva-
dc.date.accessioned2015-01-13T11:09:31Z-
dc.date.available2015-01-13T11:09:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOsório, D. (2014). Relatório Final de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28020-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico tem por objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos quatro anos de formação inicial (Licenciatura e o 1ºano de Mestrado), através duma prática docente em situação real e orientada de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes e adequadamente preparados para a profissão. O presente documento tem como principal finalidade espelhar todo o trabalho realizado ao longo deste ano de estágio pedagógico 2013/2014, inserido no Plano de Estudos do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A minha aproximação à prática profissional durante o Estágio foi vivenciada na Escola Secundária de Anadia, com o 9ºE, turma que me marcou pela positiva como toda experiência única e gratificante. Todo o percurso vivido e experienciado com o Estágio Pedagógico, fez-me assumir essencialmente um carater profissional reflexivo. A constante análise critica sobre a minha ação enquanto professora, faz-me constatar e alcançar caminhos estratégicos que me abastecessem de conhecimento e de decisões de ajustamento pertinentes no seio da aprendizagem dos alunos. A constante busca pela mobilização de saberes e estratégias adotar no processo de ensino aprendizagem, fez com que crescesse bastante ao nível pessoal e profissional. Apresentando agora no final desta etapa uma maior bagagem, conhecimentos e experiência fundamental para o meu futuro. Este relatório contempla então três fases distintas: a primeira parte, essencialmente descritiva relativamente às atividades desenvolvidas, onde são assinalados os aspetos essenciais relativos ao Planeamento, Realização, Avaliação e Ética-Profissional; a segunda parte refere-se à reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, a terceira e última fase, será apresentado um estudo sobre o que motiva os alunos aderirem ao Desporto Escolar, em alunos dos nonos anos da Escola Secundária de Anadia. A principal conclusão que retirei com este Tema Problema, na aplicação de dois questionários (para praticantes e não praticantes de Desporto Escolar), foi sem dúvida que apesar de não haver grandes diferenças estatisticamente significativas nas respostas escolhidas pelos rapazes e as raparigas, senti que esta investigação contribuiu para verificar o que motiva os alunos a praticarem Desporto Escolar, consequentemente fornecer informações pertinentes para a Escola na construção de estratégias motivacionais, que levem os jovens a praticarem Desporto na Escola. Com isto, consegui cumprir com o meu objetivo principal tendo em vista futuras investigações, que possam fomentar mais e melhor esta problemática, baseando-me não só no que os motiva a praticarem atividade física mas também o que leva os alunos abandonar ou não o Desporto Escolar. Enquanto futura professora de Educação Física, devo consciencializar os meus alunos para a importância da prática de atividade física e desportiva. Com a presente desvalorização das aulas de Educação física, cabe a nós educandos estabelecer hábitos, princípios e valores nos alunos para que estes tenham uma vida saudável, de bem físico e psicológico. The function of this teaching practice is to favour the assimilation of all the theoretic knowledge acquired throughout the four years of formation, which includes graduation and the 1st year of Masters course. This knowledge is obtained with real life practice in order to prepare and form professionalized physical education teachers, ready, competent and suited for the job. The present document serves the purpose of reflecting all the work completed throughout this years pedagogical stage of 2013/2014, integrated in the study plan of 2nd year of the Masters course: Teaching of Physical Education in primary and secondary education of the University of Coimbra. My personal approach to the real life practice was completed in Escola Secundária de Anadia, with the ninth grade, which provided a positive and gratifying experience. The entire journey lived and experienced with my teaching practice, did take me to assume, essentially, a professional character of reflexion. The constant critical analysis on the action while a teacher made me realize and overtake strategical ways from supplying me with knowledge and relevant decisions of adjustment within the students learning. The constant search for mobilization of knowledge and strategies to adopt in the teaching learning process, made it to grow very personal and professional level. Presenting, now at this stage a a larger knowledge and experience that will be critical to my future. This report includes therefore three distinct phases: a first part, essentially descriptive of the activities performed, where the crucial aspects regarding the Planning, the Performance, the Evaluation and the Professional-Ethic are explained. The second phase includes the reflection of all the work performed throughout the stage. Finally, the third and last phase includes a study carried out in the secondary school of Anadia, which shows what motivates students to participate in physical education. The main conclusion that I have drawn to this theme issue, on application, to the two questionnaires ( for practitioners and non practitioners of school sport) was, without doubt, that, despite not having great differences statistically significant in the chosen responses by boys and girls, I felt this research, helped to verify what motivates students to practice school sport, hence providing relevant information to the school and to help the elaboration of motivational strategies that lead young people to play sport at school. With this I was able to comply with my main aim in view to future investigations that may foster more and better this problematic, basing myself, not only what motivates them to practice physical activity, but also what leads students to leave school sport. As a future teacher of Physical Education, should I make my students aware to the importance of physical activity and sport. With the present devaluation of Physical Education classes, it is up to the teachers establish habits, principles and values in students, so that they have a life, physically and psychologically healthy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Anadia, junto da turma do 9º E no ano letivo 2013-2014por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341123-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Anadia Relatório Final de Estágio_Daniela_Osorio.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

224
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

439
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.