Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27981
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Amândio-
dc.contributor.authorSousa, Fábio André-
dc.date.accessioned2015-01-06T16:15:30Z-
dc.date.available2015-01-06T16:15:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSousa, F. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Nº2 de S. Silvestre junto da Turma B do 7º Ano no Ano Letivo de 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27981-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio surge no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Pedagógico, do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio foi desenvolvido na Escola Básica nº 2 de São Silvestre com a turma do B, do 7º ano, tendo a duração de um ano letivo. O estágio pedagógico representa uma etapa inicial na formação docente, surgindo como elo de ligação à formação teórica e a intervenção educativa. O presente documento engloba toda reflexão e descrição sobre a metodologia desenvolvida, as aprendizagens e competências adquiridas e as atividades realizadas. Este relatório pretende ainda evidenciar o desenvolvimento e progressão das minhas competências enquanto agente de ensino. O presente relatório assenta essencialmente em cinco áreas: a descrição das expetativas iniciais; a contextualização; a descrição das atividades desenvolvidas; a análise reflexiva sobre a prática desenvolvida e o tema/problema. Estilos de vida caraterizados pelo aumento exponencial do sedentarismo e diminuição dos níveis de atividade física têm contribuído para o crescimento da obesidade em crianças e jovens. A atividade física é uma das estratégias fundamentais utilizadas para contrariar tais tendências, responsabilizando assim a Educação Física para implementar hábitos de vida saudáveis, nomeadamente, a prática regular de exercício físico junto da população infantojuvenil. Assim, considero pertinente realizar um enquadramento da área de Educação Física (EF) com uma linha de investigação que visa o confronto entre os níveis de aptidão aeróbia e os estilos vida, como forma de fornecer aos Professores de EF novas ferramentas metodológicas para o combate à obesidade infantil e aumento da prática regular de exercício físico especialmente junto das populações mais jovens. The Final Training Report comes under the Curricular Units Teacher Training, in th 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, taught at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, in University of Coimbra .The Teaching Internship is an initial step in teacher education , emerging with the link between the theoretical training received and the develop educational intervention. All Stage held at School no. 2 of São Silvestre with the class B, of 7. Year of Secondary school, having a duration of one academic year. This report is essentially based on five distinct areas: the description of the initial expectations; contextualization; the description of the activities; reflective analysis of practice developed and theme / issue, encompassing this document, all reflection and description of the methodology, the learning and skills acquired, as well as the activities performed. Also intended with this report, detach the development and progression of skills of the master student while agent of teaching Lifestyles characterized by the exponential increase in inactivity and decreased levels of physical activity have contributed to the growth of obesity in children and youth. Being physical activity one of the key strategies used to counter such trends, take the Physical Education to assum the responsibility to implement healthy lifestyle habits, namely, by the regular practice of physical exercise with the infant-juvenile population. In this vein, it would be pertinent to conduct a framework of Physical Education area, with a line of research aimed at confrontation between aerobic fitness levels and lifestyles as a way to provide teachers of Physical Education new methodological tools to combat childhood obesity and increased regular physical activity, especially among the younger population.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma B do 7º ano no ano letivo de 2013-2014 : a importância da atividade física no combate à obesidade infantil : estilos de vida e as capacidades aeróbiaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341913-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1033-6985-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314FábioSousa.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

287
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

932
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.