Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27978
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia com a turma 8º H no ano letivo 2013-2014
Autor: Pereira, João Pinto da Cunha 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: PEREIRA, J. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O Estágio Curricular como etapa final pretende criar uma identidade própria como docente e evoluir a capacidade de adaptação a diferentes contextos através das aprendizagens absorvidas e experiencias vivenciadas, em que através delas se torna exequível o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório Final, do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola Básica Integrada com J.I. com o Prof. Dr. Ferrer Correia com a turma do 8ºH. A sua elaboração perspetiva a descrição e reflexão de todas as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas no decorrer do estágio pedagógico. A estrutura do presente relatório assume duas áreas distintas. A primeira com um papel descritivo sobre todas as atividades desenvolvidas, com destaque para o Planeamento, Realização, Avaliação e Ética-Profissional. E a segunda área é destinada à reflexão de todo o trabalho realizado no decorrer do estágio, nomeadamente, os conhecimentos adquiridos, as aprendizagens transmitidas aos alunos, o confronto entre as espectativas iniciais e finais, as maiores dificuldades e a resolução de problemas decorrentes no estágio pedagógico. The Internship as a final step of the course aims to create an individual instructor. Through the experience and knowledge acquired during the “Internship” the instructor is expected to obtain a singular identity and the capacity of adapting to different contexts and situations and to become an apt professional in order to help with the development of the “physical education” area. The Final Report is a part of the 2nd year of the Masters Program. This Program consists of Physical Education teaching in Primary and Secondary School and is organized by the University of Coimbra, faculty of Sport Sciences and Physical Education. The Internship took place in the Basic Integrated School, the “H” class of the 8th grade, under the supervision of the Doctor Professor Ferrer Correia. The structure of the Final Report focuses on two distinctive parts: The first part describes the activities occurred during this period; Planning, Evaluation, and Professional Ethics. The second part intends to be a personal “reflection” on the entire work and experience during the internship; the acquired knowledge, the knowledge passed onto the students, the comparison between the initial expectations and the final conclusions, and the major difficulties in solving eventual problems occurred during the practicum.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27978
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_João Pereira.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

250
Visto em 16/abr/2024

Downloads

128
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.