Title: Relatório final de estágio : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Castro Matoso junto da turma do 9º B no ano letivo de 2013-2014 : estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação física com a aplicação do modelo de ensino pelo desporto : Escola EB 2,3 Castro Matoso - Oliveirinha
Authors: Gomes, Ana Catarina Martins 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Gomes, A. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na EB Castro Matoso junto da turma 9ºB no ano letivo 2013/2014 – “Estudo da motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física com a aplicação do Modelo de Ensino pelo Desporto”. Dissertação de Mestrado. Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico é a última etapa do percurso que viabiliza a passagem de estudante a professor. É uma fase fundamental para o aluno estagiário entrosar a educação teórica e a prática, aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, realizar experimentações e refletir para melhorar a prática de ensino. A reflexão é fundamental no decurso deste ano, pois só através desta é possível analisar tanto falhas como mais-valias, que se traduzem numa melhoria da docência. A Escola Básica Castro Matoso acolheu o núcleo de estágio e foi o elemento essencial para tornar este processo possível, juntamente com a turma do 9º B. A dificuldade em conseguir motivar os alunos para a disciplina de Educação Física e para a prática futura de atividade física levou à problemática desenvolvida neste relatório. Enquanto professora estagiária é evidente a falta de recursos e estratégias para tornar as aulas mais ricas e motivadoras, pelo que fomos à procura de um modelo de ensino que tentasse colmatar essa dificuldade. Foi aplicado o Modelo de Ensino pelo Desporto (MED) com o objetivo de aproximar as modalidades lecionadas a partir desse modelo a um contexto o mais próximo da realidade possível. Passaram-se dois questionários aos alunos, antes e depois do MED, com o intuito de compreender as perceções dos mesmos sobre diferentes variáveis que o modelo abarca. No cômpito geral, foi possível observar que os alunos têm a perceção que este tipo de ensino é motivador e torna as aulas mais ricas e realistas. Contudo, as poucas diferenças existentes entre o pré e pós aplicação do MED devem-se, essencialmente, a uma utilização nem sempre perfeita deste modelo, pois houve menos aulas que o previsto, encurtando o planeamento prescrito inicialmente. Em jeito de conclusão, depende essencialmente do professor tornar estas aulas mais ricas e motivadoras. The teaching practice is the last stage on the pathway, thus enabling the transition from student to a teacher. It is a crucial point for the student to ally both theoretical and practical teaching, applying previously acquired knowledge, undergo experiments and think over a better teaching practice. A critical reflection during this year is key, as only through this can it be possible to find flaws and strengths, leading to better and improved teaching. Castro Matoso School received the trainee group and was a key element on making the whole process achievable, as well as the 9thB class. Motivational problems on raising students’ interest for Physical Education, and future physical activity were the focus on this report. As a trainee teacher, it became clear the lack of resources and strategies to improve on stimulating lessons, so we went on the search for a teaching model that could overpass this difficulties. The Education through Sports model was implemented, with the aim of getting different sports modalities inside that method as close to reality as possible. Students were submitted to a questionnaire before and after the implementation of the model, as to understand their perception on the variables contained. On a general analysis, it was clear that students understand this as a motivating and realistic teaching method. There were little differences observed from pre to post method implementation, which can be explained by the shorter number of classes than the predicted and planed initially, thus having being an incomplete implementation process. In conclusion, it only relies on the teacher to make these richer and motivating classes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27937
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Estágio_impressao final.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.