Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27915
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Anadia junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
Authors: Reis, Tiago Emanuel Fonseca 
Orientador: Massart, Alain
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores
Issue Date: 2014
Citation: Reis, T. (2014). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Anadia junto da turma 9ºC no ano letivo 2013/2014. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico é o epílogo de todo o nosso processo de formação académica, enquanto profissionais da docência. Este visa a aquisição de competências que permitam um ensino o mais eficaz possível, aliando sempre, a harmonia entre a teoria e à prática. Representando um papel preponderante na evolução do estagiário, a reflexão constante sobre a prática, mobiliza a oportunidade de aplicação dos conhecimentos e saberes científicos e experiencias adquiridas ao longo do curso. Sendo assim, o Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola Secundária de Anadia, no ano letivo de 2013/2014, com objetivo principal a integração e consolidação, no contexto da prática, no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, através de uma prática docente supervisionada e orientada. Desta forma, nasce a necessidade de relatar as experiências adquiridas, surgindo então, a realização do Relatório de Estágio. O papel do docente durante o ensino de conteúdos curriculares é fundamental, uma vez que, as estratégias por si confinadas determinam a eficácia de uma aprendizagem coerente e significativa para todos os alunos. Sendo assim, não nos podemos esquecer dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), pois a inclusão nas aulas destas crianças e jovens exige uma prévia adaptação dos recursos e atividades por parte do professor. Alunos com NEE, necessitam de especial atenção e dedicação acrescidas no papel do docente, enquanto educador. Tendo como pressuposto a inovação e a criatividade das estratégias pedagógicas inerentes aos mesmos, procurei fazer um estudo baseado na “Realidade Motivacional de um aluno com NEE, nas aulas de Educação Física e na Escola”. Propõe-se com este estudo, a aplicação de um plano de intervenção ao aluno com NEE (Aluno com Síndrome de Asperger, presente na turma), com o seguinte objetivo: Num plano principal, verificar o seu estado de espirito na escola e nas aulas de EF, (se este se sente feliz, quando se encontra na escola) e num plano secundário, através do plano de intervenção, constatar se o aluno apresentou melhorias relativamente à capacidade de resposta às suas necessidades enquanto aluno com NEE, bem como, melhorias no seu desempenho e capacidades motoras. The Pedagogical Internship is the epilogue of our whole process of academic formation, while teaching professionals. This aims at the acquisition of competences that allow the most effective education possible, allying always, the harmony between theory and practice. Representing a leading role in the evolution of the trainee, the constant reflection on practice, mobilizes the opportunity of application of knowledge and scientific knowledge and experiences gained throughout the course. Therefore, the Pedagogical Internship course was developed in High school of Anadia, in the school year of 2013 / 2014, with main objective the integration and consolidation, in the context of practice, on the 1st and 2nd semester of Master's degree of teaching of physical education in basic and secondary education teachings, through a supervised teaching practice and guided. In this way, rises the need to report the experiences gained, emerging then, the internship Report realization. The role of the teacher during teaching curricular contents is crucial, since the strategies contained in itself determine the effectiveness of a coherent and meaningful learning for all students. Therefore, we shouldn’t forget the students with special educational needs (SEN), because the inclusion in class these children and young people requires a prior adjustment of resources and activities on the part of the teacher. Students with SEN, require special attention and dedication added in the paper of the teacher, while educator. Taking as presupposition the innovation and creativity of the pedagogical strategies inherent in same, I tried to do a study based on "Reality of a SEN pupil Motivation in physical education classes and school". It is proposed in this study, the implementation of a intervention plan to the student with SEN (Student with Asperger Syndrome, present in the class), with the following objective: In a principal plan, check his state of mind in the school and in the classrooms of FE , (if he feels happy, when he’re are in school) and a secondary plan, through the intervention plan, verifying if the student has presented improvements concerning the responsiveness to her needs as a student with SEN, as well, improvements in their performance and motor skills.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27915
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.