Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27880
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária D. Duarte, junto da turma do 1º RB, curso profissional de técnico de restauração variante restaurante-bar, no ano letivo de 2013-2014
Autor: Simões, Micaela Carolina de Jesus 
Orientador: Nobre, Paulo
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: Simões, M. C. J. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária D.Duarte junto da turma do 1ºRB, Curso Profissional de Técnico de Restauração variante Restaurante/Bar, no ano letivo de 2013/2014. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico insere-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) Relatório de Estágio, contemplado do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). O estágio pedagógico, ao qual se refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária D.Duarte (ESDD), em Coimbra, com o acompanhamento da turma do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Restauração Restaurante/Bar (1ºRB). As atividades desenvolvidas, ao longo do mesmo, tiveram como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer da formação académica, nomeadamente nos 1º e 2ºsemestres do mestrado. O estágio realizado reflete a necessidade de constante reflexão acerca das decisões tomadas, tornando-se em experiências muito enriquecedoras, no que respeita à aquisição e desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, inerentes ao desempenho eficaz da função de docente. É no contexto de uma formação contínua que são avaliados os saberes adquiridos nas áreas multidisciplinares de intervenção pedagógica, mais especificamente em desenvolvimento curricular, administração escolar e investigação educacional. Assim sendo, serão refletidos os objetivos das expetativas iniciais e descritas as atividades desenvolvidas no planeamento, na realização e na avaliação, juntamente com a justificação das tomadas de decisão. Depois, é apresentada uma análise reflexiva identificando as dificuldades sentidas e as necessidades de formação. Por último, desenvolvo um estudo sobre o tema da Avaliação Formativa (AF): Perceção do trabalho dos Professores de Educação Física com diferentes anos de experiência profissional, pretendendo averiguar qual é o significado que os professores dão à AF e se a utilizar para regular o seu ensino e o ensino aprendizagem dos alunos. This final report of teacher training is within the extent of the curricular unit (CU) Training Report, contemplated in the Master plan of studies in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education (MEEFEBS), of Sport Sciences and Physical Education university, part of Coimbra’s University (CU-FCDEF). The teaching training, to which this report refers to, was made throughout the school year 2013/2014, in D. Duarte Secondary School (PSDD), in Coimbra, by doing the accompaniment of a class from the 1st year of a Technical Vocational Course Restaurant/Bar (1st RB). The activities developed during this time, aimed the practical application of knowledge, acquired during the academic training, namely in the 1st and 2nd semesters of the Master Degree. This internship reflects the need for a constant reflection on the decisions taken, turning them into enriching experiences in the acquisition and development of personal and professional skills, inherent in the effective performance of being a teacher. It is in the context of a continuing education, that the knowledge acquired in the multidisciplinary areas of pedagogical intervention is assessed, more precisely in curriculum development, school administration and educational research. Therefore, the objectives of the initial expectations will be reflected upon and the planned activities will be described, fulfilled and assessed, along with the justification of decisions taken. Then, a reflective analysis is presented, identifying the perceived difficulties and training needs. Finally, I've developed a study on the topic of Formative Assessment (FA): Perception of the work of Physical Education Teachers with different years of professional experience, intending to apreciate what is the meaning that teachers give the Formative assessment and if they use it to regulate their teaching and learning-teaching process of their students.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27880
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Estágio_MicaelaSimões_2012114752_18Jun.pdf796.04 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

418
Visto em 26/mar/2024

Downloads

179
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.