Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27860
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre, com uma turma do 9º ano no ano letivo 2013-2014 : a importância da atividade física no combate à obesidade infantil : comparação entre a atividade física e a composição corporal em alunos do 9º ano
Authors: Cardoso, Ricardo Miguel da Silva 
Orientador: Santos, Amândio
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Cardoso, R. (2014). Relatório Final de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica º2 de S. Silvestre com uma turma do 9º ano, no ano letivo 2013/2014. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente documento remete para o Relatório Final de Estágio Pedagógico que visa ser o retrato das aprendizagens conseguidas e das práticas realizadas no decurso da atividade como professor estagiário, na Escola Básica nº 2 de S. Silvestre, durante o presente ano letivo. Durante o relatório, inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, é possível identificar duas secções, tendo a primeira o propósito de uma abordagem a toda a experiência, vivência e aprendizagens adquiridas com a prática pedagógica, remetendo constantemente para uma análise critica e reflexiva destes pontos em particular, e do estágio em geral. Neste espaço é objetivo explanar todo o conhecimento e aprendizagens adquiridas, contrastando com as práticas realizadas assumindo que esta etapa é fundamental para a formação de um professor. A segunda secção, refere-se ao trabalho de investigação que visa, entre vários objetivos, a verificação de uma possível relação entre o nível da atividade física dos alunos e a sua composição corporal. Para verificação dos níveis de atividade física foi utilizado o questionário internacional IPAQ – versão curta, e pregas subcutâneas para determinação da composição corporal. Pretendia-se que a amostra estivesse relacionada com a área de intervenção, pelo que para obter um maior número de indivíduos recorreu-se à recolha de dados em duas turmas do 9º ano. Assim a amostra apresenta um total de 29 alunos (N=29), sendo 12 do sexo masculino (12♂) e 17 do sexo feminino (17♀), com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos (14,79 ± 0,81 anos). Os resultados demonstraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre indivíduos ativos e não ativos, no entanto revelou outros dados interessantes. This document refers to the find report of Teacher training, which aims to be the portrait, of the achieved learning and practice made during the activity as a trainee teacher in Escola Básica nº 2 de S. Silvestre, during the current school year. During the report, inserted in the 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, is possible to identify two section, with the first order, to approach the whole experience, experiences and lessons learned with the teaching practice, constantly referring to a critical analysis and reflective these points in particular, and the stage in general. This space is research explains all the knowledge and skills acquired, in contrast to the practices carried out assuming that this step is basic for the formation of a teacher. The second section refers to the research work which aims, among several objectives, the verification of a possible relationship between, the level of physical activity of students and their body composition. To check the levels of physical activity questionnaire was used international IPAQ-short version, and skinfold for determination of body composition. It was intended that the sample was related to the area of intervention, so for a larger number of individuals resorted to collecting data in two groups of the 9th grade. Thus, the sample has a total of the 29 students (N=29), 12 male (12♂) and 17 female (17♀), aged between 14 and 17 years (14,79 ± 0,81 years). The results showed no statistically significant differences between active and inactive individuals, however revealed other interesting data.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27860
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelEst_RicardoCardoso.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

323
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

128
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.