Title: Relatório de estágio pedagógico ano letivo de 2013-2014
Authors: Gonçalves, Corey Arthur Lett 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: GONÇALVES, C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico no ano letivo de 2013/2014. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: As atuais exigências incumbidas ao profissional da Educação Física intimam um processo formativo de base que ostente um conjunto específico de conhecimentos, capazes de conduzir a atividade pedagógica no propósito de garantir e salvaguardar o desenvolvimento multilateral dos alunos. O Estágio Pedagógico em Educação Física canoniza a transição supervisionada entre os conhecimentos adquiridos e a sua aplicação prática em contexto real. Este Relatório de Estágio Pedagógico, arrogado como a etapa culminar do período de profissionalização docente, pretende desencadear, para além de uma descrição concreta das atividades desenvolvidas e dos seus processos inerentes, uma profunda reflexão na órbita das aprendizagens conseguidas e das experiências proporcionadas. O processo de ensino-aprendizagem, alvo de reflexão neste documento, surgiu com o propósito basilar de procurar responder sustentadamente às exigências de uma estratégia didático-metodológica totalmente enquadrada com a turma do 11º PDM, da Escola Secundária de Avelar Brotero, no ano letivo de 2013/2014. Posteriormente, e à luz do tema de aprofundamento, procurou-se perceber, junto de professores de Educação Física, se estes reconhecem a linguagem metafórica e analógica como potenciadora das aprendizagens dos alunos e com base em que critérios recorrem ao uso desta ferramenta na sala de aula. A amostra é constituída por quatro professores de Educação Física do ensino secundário. Com base nos dados obtidos, pudemos verificar que o ensino por analogia é frequentemente utilizado no processo de ensino consumado pelos docentes. No entanto, os dados revelam um critério pouco consistente aquando do recurso à linguagem metafórica na sala de aula.The Teaching Internship in Physical Education invokes the supervised transition between the acquired knowledge and its practical application in the real world. This Teacher Training Report, is the last step of the professionalization period, it intends to trigger, as well as a concrete description of the activities and processes involved, a deep reflection on the path of the achieved learning and of the experiences provided. The teaching-learning process, the target reflection of this document, came up with the basic purpose of seeking to respond continuously to the demands of a didactic-methodological strategy fully planned with the class of 11 PDM, Avelar Brotero Secondary School, for academic year of 2013/2014. Subsequently, and in light of expanding theme, we tried to understand, along with the physical education teachers, if they recognize the metaphorical and analogical language as a booster for student’s learning and based on what criteria do they resort to the use of this tool in the classroom. The sample is constituted by four secondary school Physical Education Teachers. Based on the data obtained, we observed that teaching by analogy is often used in the teaching process realized by the teachers. However, the data reveals some inconsistent criteria in the use of metaphorical language in the classroom.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/27858
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1314_Corey_Gonçalves.pdf377.96 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.