Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27741
Título: Realidade virtual na reconstrução de ambientes históricos: o Fórum Flaviano de Conimbriga
Autor: Gonçalves, Alexandrino 
Mendes, António José 
Palavras-chave: Realidade virtual; Património; VRML; Fórum Flaviano de Conimbriga
Data: Set-2003
Título da revista, periódico, livro ou evento: 3rd International Conference of Information and Communication Technologies in Education
Local de edição ou do evento: Braga
Resumo: Neste artigo apresenta-se um trabalho desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado. Este consistiu na criação de uma reconstrução virtual do Fórum Flaviano de Conimbriga, um imponente conjunto arquitectónico de inegável valor histórico construído naquela cidade da época romana. Para isso foi utilizada a VRML – Virtual Reality Modeling Language, uma linguagem que permite a criação e disponibilização na Internet de ambientes virtuais, sendo possível a qualquer visitante “deslocar-se” no ambiente e, assim, aperceber-se melhor das suas características e das diversas perspectivas que era possível desfrutar sobre o Fórum real. Tendo em conta as limitações de acesso criadas pela grande dimensão dos ficheiros criados em projectos similares, foram utilizadas diversas técnicas de optimização que levaram a que os ficheiros resultantes tenham dimensão reduzida, facilitando assim o acesso pelos internautas em geral e pelos educadores e estudantes em particular. O artigo apresenta as principais motivações e opções de desenvolvimento, procurando demonstrar que, com trabalho e paciência, é possível criar ambientes interessantes que podem ser explorados do ponto de vista educativo nas mais diversas áreas disciplinares.
Descrição: Comunicação apresentada na 3rd International Conference of Information and Communication Technologies in Education, Braga, 2003.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27741
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CISUC - Comunicações a Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
REALIDADE VIRTUAL NA RECONSTRUÇÃO DE AMBIENTES HISTÓRICOS.pdf671.82 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

485
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

442
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.