Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27611
Título: Há vida para além da reforma : um diagnóstico participativo e prospetivo
Autor: Semblano, Diana Janete da Cunha 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Palavras-chave: Envelhecimento demográfico; Reforma; Necessidades das pessoas reformadas; Qualidade de vida
Data: 30-Set-2014
Editora: FEUC
Citação: Semblano, Diana Janete da Cunha - Há vida para além da reforma : um diagnóstico participativo e prospetivo, Coimbra, 2014
Resumo: A presente investigação procura refletir criticamente sobre a reforma, um processo que acompanha a evolução do envelhecimento demográfico, particularmente presente no Portugal de hoje, e um objeto de estudo particularmente relevante. A reforma representa uma das transições mais significativas na vida das pessoas e, por conseguinte, constitui-se como uma mudança, que comporta ganhos e perdas, como um processo vivenciado de forma diferenciada por cada pessoa ao identificar diferentes necessidades para essa etapa da sua vida. Esta investigação visa o desenvolvimento de um diagnóstico de necessidades assente na compreensão das três dimensões da reforma - a preparação para a reforma, o processo de «passagem à reforma» e a pós-reforma -, tendo em mente a conceção de instrumentos de apoio ao planeamento da reforma e soluções inovadoras para as pessoas reformadas. A produção de informação teve como base a realização de entrevistas semidiretivas e de focus groups com pessoas em pré e pós-reforma e a aplicação, ainda que parcial, de um inquérito Delphi junto de especialistas e de pessoas familiarizadas com a problemática, de um ponto de vista institucional. Na sequência da documentação e literatura consultada e da informação produzida através daquelas técnicas qualitativas de diagnóstico, a investigação concluiu que as principais necessidades das pessoas reformadas centram-se nas “necessidades socioafetivas” e nas “necessidades de desenvolvimento pessoal e bem-estar” referenciando-se no domínio da participação em atividades desenvolvidas em contexto comunitário e na aquisição de novas competências.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27611
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese de Mestrado.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
CV_Diana Semblano.pdf153.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

710
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

723
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.