Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27582
Title: O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
Authors: Francisco, Sofia Costa 
Orientador: Juan, María Luísa Aznar
Keywords: Motivação; TIC; Estratégias; Internet; Aprendizagem; Motivación; aprendizaje
Issue Date: 12-Nov-2014
Citation: FRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582
Abstract: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada, para além de contextualizar a prática pedagógica e fazer uma breve reflexão sobre a mesma, apresenta uma abordagem ao uso da Internet como estratégia de motivação na aula de espanhol língua estrangeira. Assim, a Parte I deste relatório é dedicada à contextualização da prática pedagógica e à reflexão crítica sobre trabalho desenvolvido. Na Parte II, procedemos a um enquadramento do tema, pondo em evidência, em primeiro lugar, a relevância da componente estratégica na aprendizagem, em segundo lugar, o potencial motivador das TIC e, em terceiro lugar, as virtualidades pedagógicas da Internet no ensino/aprendizagem da língua espanhola. Finalmente, após uma análise sobre o modo como o uso da Internet na sala de aula é perspetivado no programa do ensino de espanhol e no manual adotado, apresentamos uma proposta didática de atividades desenvolvidas com recurso à Internet como estratégia de motivação, aplicadas nas aulas durante a prática pedagógica.
Esta memoria, realizada en el ámbito de la práctica pedagógica supervisada, además de contextualizar la práctica pedagógica y hacer una breve reflexión sobre la misma, presenta un planteamiento del uso de Internet como una estrategia de motivación en la clase de español lengua extranjera. Así, la Parte I de este trabajo está dedicada a la contextualización de la práctica pedagógica y a la reflexión crítica sobre el trabajo desarrollado. En la Parte II, encuadramos el tema poniendo en evidencia, en primer lugar, la relevancia del componente estratégico en el aprendizaje; en segundo lugar, el potencial motivador de las TIC y, en tercer lugar, las virtudes pedagógicas de Internet en la enseñanza/aprendizaje de la lengua española. Finalmente, tras un análisis del enfoque que adoptan el programa de la enseñanza de español y el manual aprobado sobre el uso de Internet en el aula, presentamos una propuesta didáctica de las actividades con el uso de Internet como estrategia de motivación, aplicadas en las clases durante la práctica pedagógica.
Description: Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27582
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório versão definitiva_Sofia Francisco.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

394
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

838
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.