Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27527
Title: A persistência no desempenho dos fundos de investimento sediados em Portugal
Authors: Barbosa, Fabíola Novo 
Orientador: Godinho, Pedro
Keywords: Fundos de investimento; CAPM; Modelo multi-índice; Modelo de Arbitragem dos Preços dos Ativos Financeiros (APT)
Issue Date: 15-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Barbosa, Fabíola Novo - A persistência no desempenho dos fundos de investimento sediados em Portugal, Coimbra, 2014.
Abstract: Esta investigação tem como principal objetivo estudar a existência, ou não, de persistência no desempenho dos fundos de investimento sediados em Portugal, não só para os fundos que investem em ações nacionais mas também para os que investem em ações europeias. Inicialmente realizou-se uma análise teórica dos dois modelos que foram utilizados no presente trabalho (o CAPM e um modelo multi-índice). Posteriormente, através da utilização dos mesmos, fez-se uma separação da parte da rentabilidade dos fundos de investimento que é explicada pelo comportamento do mercado e pelo estilo do investimento escolhido, e aquela que é devida à capacidade ou informação dos gestores. Nas séries resultantes da análise econométrica, identifica-se persistência nas parcelas da rentabilidade que não se devem ao comportamento do mercado e ao estilo do fundo. Para o modelo CAPM, quando analisamos os fundos de ações nacionais apenas podemos afirmar que parece existir alguma evidência de persistência. No caso dos fundos de ações europeias verifica-se alguma evidência de persistência, sendo retirada a mesma conclusão quando estes são analisados através do modelo de 4 índices. O segundo objetivo deste trabalho é a criação de carteiras selecionando os fundos para os quais a medida de desempenho usada (alfa ajustado) supera um dado limiar. A conclusão a extrair é que o desempenho de uma carteira construída desta forma supera o desempenho de uma carteira com todos os fundos.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Godinho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27527
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP_FabíolaNovo.pdf850.53 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

615
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

247
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.