Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27368
Title: Os serviços de educação e responsabilização para homens autores de violência contra as mulheres : uma análise de quadros interpretativos, modelos de intervenção e atores
Authors: Amado, Roberto Marinho 
Orientador: Ferreira, Vírginia
Keywords: Violência contra as mulheres; Gênero; Políticas públicas; Homens
Issue Date: 26-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Amado, Roberto Marinho - Os serviços de educação e responsabilização para homens autores de violência contra as mulheres : uma análise de quadros interpretativos, modelos de intervenção e atores, Coimbra, 2014.
Abstract: Apesar de grandes avanços na elaboração de políticas públicas destinadas a promover a equidade de gênero, particularmente na área da violência contra as mulheres os índices continuam alarmantes no Brasil. A criação de serviços destinados a interrupção deste tipo de violência concentram-se no atendimento às vítimas, e a questão do que se fazer com o autor ainda permanece sem resposta efetiva. As primeiras experiências de serviços para o atendimento aos homens autores de violência contra as mulheres iniciaram nos EUA nos anos 1970 e 1980 e estas experiências foram sendo expandidas pelo resto do mundo até chegar ao Brasil no final dos anos 1990. Um dos objetivos desta dissertação foi identificar quais as principais questões que estruturam os serviços desta natureza, desde a maneira como definem a violência contra as mulheres até o órgão que deve financiar tais iniciativas. A metodologia utilizada, a análise de quadros interpretativos, permite acessar o enquadramento da realidade pelos diversos atores envolvidos na discussão da temática. Dessa forma, buscou-se evidenciar pontos convergentes e conflitantes nas dinâmicas de construção desta política no Brasil. Para chegar a este objetivo foram realizadas as seguintes atividades: desenho da Matriz de identificação dos atores, seleção e análise de documentos produzidos por estes atores e entrevistas com representantes dos diversos segmentos envolvidos neste debate. A sociedade resulta da ação de atores, e estes a constroem a partir de quadros de referência gerados como resultado das suas experiências de vida e interesses. No caso da violência contra as mulheres, destaca-se a atuação do movimento de mulheres responsável por inúmeras conquistas nesta temática. Quanto aos serviços dedicados aos homens autores de violência contra as mulheres, as posições dos diversos grupos apresentam, resumidamente, os seguintes pontos que necessitam maior atenção: falta de prioridade nos investimentos por parte do governo federal, ambiguidade quanto a eficácia dos serviços na avaliação do movimento de mulheres, aprovação da realização destes serviços como alternativa a pena privativa de liberdade para os que defendem a perspectiva do direito penal mínimo. Portanto o Departamento Penitenciário, órgão responsável por conduzir esta política, possui o grande desafio de chegar a uma estratégia que consiga desenvolver um projeto com tantos interesses controversos. O resultado, no momento, é uma política sem unidade, com poucos investimentos e que não buscou desenvolver uma metodologia com o acúmulo de experiências anteriores.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Vírginia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27368
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Roberto Amado i (2) (1).pdf6.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,040
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

839
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.