Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27293
Título: O projeto não construído da Igreja do Colégio de Jesus de Coimbra: análise e reconstituição
Autor: Oliveira, Tânia Sofia Conceição 
Orientador: Lobo, Rui
Palavras-chave: Colégio de Jesus, Coimbra, séc. 16; Arquitectura jesuita, Portugal
Data: Jul-2014
Citação: OLIVEIRA, Tânia Sofia Conceição - O projeto não construído da Igreja do Colégio de Jesus de Coimbra: análise e reconstituição [Em linha]. Coimbra: [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27293
Resumo: O presente projeto faz parte da Dissertação de Mestrado Integrado, apresentada ao Departamento de Arquitetura da FCTUC e sob a orientação do Professor Doutor Rui Lobo. Este trabalho insere-se no âmbito do estudo do projeto não construído para o Complexo Colegial da Companhia de Jesus, situado na Alta de Coimbra, abordando o tema da história da Arquitetura Jesuíta, em Portugal, das suas tipologias e dos seus projetos. Esta investigação tem como suporte as plantas primitivas dos pisos térreo e superior dos Colégio de Jesus e das Artes, desenhadas pelo arquiteto do rei D. Sebastião (reinado 1557-1578), existentes na Bibliothèque Nacional de France, em Paris e referenciadas pelos autores Fausto Sanches Martins, na sua tese de doutoramento designada A Arquitetura dos Primeiros Colégios Jesuítas de Portugal: 1542-1759 e Rui Pedro Lobo em Os Colégios de Jesus, das Artes e de S. Jerónimo. Neste estudo, as Igrejas de São Roque, em Lisboa, do arquiteto Afonso Álvares construída entre 1566 e 1586 e a Igreja do Espírito Santo, em Évora, (talvez sob a alçada do mesmo arquiteto) levantada entre 1566 e 1574 são dois exemplos relevantes de igrejas jesuítas que serviram de referência ao projeto para a igreja conimbricense nunca realizado. Foi, ainda, efetuada uma análise comparativa das referidas igrejas, por forma a melhor alcançar o nosso objetivo. Na conclusão deste trabalho serão apresentadas algumas fotografias da maqueta da reconstituição da Igreja conimbricense que nunca foi executada.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Rui Lobo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27293
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

408
Visto em 16/abr/2024

Downloads

309
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.