Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/27293
Title: O projeto não construído da Igreja do Colégio de Jesus de Coimbra: análise e reconstituição
Authors: Oliveira, Tânia Sofia Conceição 
Orientador: Lobo, Rui
Keywords: Colégio de Jesus, Coimbra, séc. 16; Arquitectura jesuita, Portugal
Issue Date: Jul-2014
Citation: OLIVEIRA, Tânia Sofia Conceição - O projeto não construído da Igreja do Colégio de Jesus de Coimbra: análise e reconstituição [Em linha]. Coimbra: [s.n.], 2014. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/27293
Abstract: O presente projeto faz parte da Dissertação de Mestrado Integrado, apresentada ao Departamento de Arquitetura da FCTUC e sob a orientação do Professor Doutor Rui Lobo. Este trabalho insere-se no âmbito do estudo do projeto não construído para o Complexo Colegial da Companhia de Jesus, situado na Alta de Coimbra, abordando o tema da história da Arquitetura Jesuíta, em Portugal, das suas tipologias e dos seus projetos. Esta investigação tem como suporte as plantas primitivas dos pisos térreo e superior dos Colégio de Jesus e das Artes, desenhadas pelo arquiteto do rei D. Sebastião (reinado 1557-1578), existentes na Bibliothèque Nacional de France, em Paris e referenciadas pelos autores Fausto Sanches Martins, na sua tese de doutoramento designada A Arquitetura dos Primeiros Colégios Jesuítas de Portugal: 1542-1759 e Rui Pedro Lobo em Os Colégios de Jesus, das Artes e de S. Jerónimo. Neste estudo, as Igrejas de São Roque, em Lisboa, do arquiteto Afonso Álvares construída entre 1566 e 1586 e a Igreja do Espírito Santo, em Évora, (talvez sob a alçada do mesmo arquiteto) levantada entre 1566 e 1574 são dois exemplos relevantes de igrejas jesuítas que serviram de referência ao projeto para a igreja conimbricense nunca realizado. Foi, ainda, efetuada uma análise comparativa das referidas igrejas, por forma a melhor alcançar o nosso objetivo. Na conclusão deste trabalho serão apresentadas algumas fotografias da maqueta da reconstituição da Igreja conimbricense que nunca foi executada.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Rui Lobo.
URI: http://hdl.handle.net/10316/27293
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

316
checked on Aug 17, 2022

Download(s)

272
checked on Aug 17, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.