Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26849
Title: O contributo da psicologia positiva para a compreensão do desenvolvimento vocacional: estudo com uma amostra de adolescentes brasileiros
Authors: Bonai, Zilmara 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Keywords: Desenvolvimento vocacional; Escolha da profissão; Escolha vocacional
Issue Date: 2-Jul-2014
Serial title, monograph or event: O contributo da psicologia positiva para a compreensão do desenvolvimento vocacional: estudo com uma amostra de adolescentes brasileiros
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com as rápidas mudanças no ambiente de trabalho devido a uma economia globalizada e devido aos avanços tecnológicos, as escolhas educacionais e profissionais devem ser olhadas num contexto multidimensional para contemplar, neste sentido, os aspectos individuais e ambientais. Nesta perspectiva, o presente estudo pretende analisar as variáveis como adaptabilidade de carreira, perspectiva temporal, esperança, otimismo e resiliência, que se constituem como recursos relativamente às escolhas educacionais e profissionais e em relação às estratégias de decisão em estudantes de Ensino Médio público brasileiro. Primeiramente, avaliou-se a validade de construto das escalas em estudo com recurso à análise fatorial exploratória e o estudo da fiabilidade para verificar a consistência interna das respetivas subescalas. De acordo com os resultados, todas apresentaram um bom desempenho psicométrico. No que diz respeito às relações existentes entre os construtos em análise, as variáveis esperança, otimismo, perspectiva temporal e resiliência apresentaram associações positivas com as ideias e atitudes frente ao futuro educacional e profissional e com a capacidade de decisão. A variável adaptabilidade de carrreira apresentou associação positiva com os contrustos anteriormente mencionados e com a autonomia para a tomada de decisão. Já a variável visão negativa em relação à possibilidade de alcançar os objetivos no futuro, apresentou uma associação negativa com todos os construtos já apresentados. No que concerne à idade, os resultados evidenciaram, apenas, uma leve tendência negativa para os estudantes mais velhos se auto-avaliarem mais negativamente no que se refere à interioridade com a qual se afronta as próprias decisões. Considerando as diversas modalidades de ensino, os estudantes do Ensino Médio Normal apresentaram pontuações inferiores quando comparados com os estudantes do Ensino Médio Técnico de Informática Integrado no que se refere à variável adaptabilidade de carreira e quando comparados com o Ensino Médio Politécnico no que se refere à resiliência.
With the fast changes in workplaces, due to a globalized economy and technological advances, the educational and professional choices should be approached in a multidimensional context, so as to contemplate, in that sense, the individual and local aspects. Under such approach, the present paper intends to analyze the variables such as adaptability to a career, temporal perspective, hope, optimism and resilience, which are resources in relation to the educational and professional choices, and in relation to decision strategies in students of the Brazilian public middle school system. First, the construct validity has been assessed, of the scales under study, by means of an exploratory factorial analysis, and the study of reliability, so as to verify the internal consistency of the respective sub-scales. According to the results, all have presented a good psychometric performance. With reference to the existing relations between the constructs under analysis, the variables of hope, optimism, temporal approach, and resilience, have presented positive associations to the ideas and attitudes in face of the educational and professional future, and to the decision-making capacity. The career adaptability variable has presented a positive association with the constructs previously mentioned and with the decision-making autonomy. Yet the negative view variable in relation to the possibility of reaching future goals, has presented a negative association with all the constructs already presented. Regarding age, the results have evidenced just a slight negative trend for the older students to assess themselves more negatively, in relation to the interiority which their own decisions are to face with. Considering the several teaching modalities, the middle school students have presented lower scores when compared to students of computing technical middle schools, regarding the variable of career adaptability, and when compared to polytechnical middle schools, regarding resilience.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26849
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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