Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26796
Título: Síntese de Novos Penicilanatos Espirocíclicos
Autor: Santos, Bruna Cecília Suzano dos 
Orientador: Pinho e Melo, Teresa M. V. D.
Palavras-chave: Beta-lactamas; Compostos espirocíclicos; Penicilanatos; Reacções de ciclo-adição; Actividade antiviral; Contracção do anel
Data: 9-Dez-2014
Citação: SANTOS, Bruna Cecília Suzano dos - Síntese de novos penicilanatos espirocíclicos. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: <URL:http://hdl.handle.net/10316/26796>.
Resumo: O trabalho descrito nesta tese de doutoramento teve como principal objectivo a síntese de novos penicilanatos espirocíclicos quirais. Este propósito foi alcançado através do estudo da reactividade de 6-diazopenicilanatos e de 6-alquilidenopenicilanatos, em reacções de ciclo-adição.
Numa fase inicial, foi explorada a ciclo-adição 1,3-dipolar de 6-diazopenicilanatos com diferentes dipolarófilos, como via para a preparação selectiva de novas espiro-β-lactamas quirais. Os 6-diazopenicilanatos reagiram com dipolarófilos tais como, acrilonitrilo, acrilatos e metil vinil cetona, para conduzir à formação de espiro-2-pirazolina-β-lactamas. Por outro lado, as reacções de ciclo-adição de 6-diazopenicilanatos com maleimidas N-substituídas e alquinos deficientes em electrões resultaram em espiro-1-pirazolina-β-lactamas e espiro-3H-pirazole-β-lactamas, respectivamente. A estereosselectividade observada nestas reacções foi explicada considerando que o produto maioritário resulta da adição pelo lado α da β-lactama, com menor impedimento estéreo. A reacção de eliminação de azoto sob irradiação de micro-ondas, a partir das espiro-1-pirazolina-β-lactamas obtidas, permitiu a síntese estereosselectiva de novos espirociclopropilpenicilanatos. Com o objectivo de esclarecer a estereosselectividade observada nesta reacção, foram efectuados estudos computacionais que fundamentaram a proposta mecanística para esta reacção, envolvendo como intermediário um birradical de cadeia aberta.
O estudo da reactividade de 6-alquilidenopenicilanatos para a obtenção de espiropenicilanatos foi outra das abordagens investigadas, tendo sido exploradas duas vias, nomeadamente reacções de ciclo-adição [3+2] formal com alenoatos e reacções de ciclo-adição 1,3-dipolar com diferentes compostos diazo. A reacção de ciclo-adição [3+2] formal de 6-alquilidenopenicilanatos com alenoatos catalisada por fosfinas, conduziu à preparação de espirociclopentenilpenicilanatos quirais. A síntese deste novo tipo de espiro-β-lactamas quirais, que representa o primeiro exemplo deste tipo de reactividade entre alenoatos e 6-alquilidenopenicilanatos, envolveu a formação de compostos com dois ou três novos centros quirais consecutivos, incluindo um centro quiral quaternário. Embora esta metodologia apresente elevada diastereosselectividade,a regiosselectividade observada depende da natureza do metilenopenicilanato e do tipo de substituinte-γ do alenoato.
Os resultados obtidos no estudo de penicilanatos a funcionar como 1,3-dipolos em reacções de ciclo-adição 1,3-dipolar, levaram-nos a analisar o comportamento de penicilanatos actuando como dipolarófilos neste tipo de reacções, com diferentes compostos diazo. Assim, a reacção 1,3-dipolar de 6-alquilidenopenicilanatos com difenildiazometano, fenildiazometano ou diazometano conduziu à síntese estereosselectiva de espiropirazolinapenicilanatos quirais, que sofrem reacção de contracção de anel sob irradiação de micro-ondas, resultando na preparação de espirociclopropil-β-lactamas. Neste caso, o processo de formação do ciclopropano foi estereoespecífico, indicando o envolvimento de um mecanismo concertado.
Finalmente, procedeu-se à avaliação da actividade biológica de alguns dos compostos descritos nesta tese. Verificou-se que nenhum dos compostos testados demonstra actividade antibacteriana, nem actividade de inibição de β-lactamases, no entanto, três dos compostos testados possuem potente actividade de inibição do vírus de imunodeficiência humana, em concentrações muito baixas.
Em síntese, as metodologias propostas no decurso desta tese conduziram à obtenção de diversos penicilanatos espirocíclicos quirais, uma nova classe de compostos com propriedades excepcionais de inibição do vírus de imunodeficiência humana.
Descrição: Tese de doutoramento em Química, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26796
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Química - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Bruna Santos 2009130280 Final.pdf14.55 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

355
Visto em 26/mar/2024

Downloads

454
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.