Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/26268
Title: | SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E TERRITÓRIOS INTELIGENTES: O SISTEMA DE CONHECIMENTO DE COIMBRA | Authors: | FERNANDES, Ricardo GAMA, Rui |
Keywords: | Sociedade do Conhecimento; Territórios Inteligentes; Sistema de conhecimento; Coimbra | Issue Date: | 15-Jul-2014 | Serial title, monograph or event: | Atas do VII Colóquio de Geografia Portuguesa, Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente ordenamento e tecnologia | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | No actual contexto, os territórios adquirem uma nova dimensão intangível, centrada no conhecimento, nas novas tecnologias de informação e comunicação e na integração das dimensões digital e inteligente, numa coabitação entre os espaços físico e virtual. Para realizar uma leitura acerca daquilo a que denominamos de territórios inteligentes, é essencial focalizar a análise num estudo de caso que considere a escala local (Coimbra), atendendo às suas especificidades e potencialidades no quadro dos “espaços aprendentes”. Neste sentido, com o cruzamento das diferentes dimensões (real, digital e institucional), existem todos os “ingredientes” necessários para a correcta prossecução deste tipo de estratégias. É assim crucial que Coimbra defina novos rumos com base nas características do sistema de conhecimento, da base produtiva e das dinâmicas demográficas e sócio-económicas, operacionalizando alguns dos conceitos e instrumentos associados aos territórios inteligentes. | URI: | http://hdl.handle.net/10316/26268 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0244-8_53 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_FERNANDESeGAMA.pdf | 82.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
348
checked on Jan 14, 2021
Download(s) 50
393
checked on Jan 14, 2021
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.