Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26168
Title: Fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência: estudo exploratório das práticas educativas em Angola
Authors: Hawala, Teófilo Omulondu 
Orientador: Major, Sofia de Oliveira
Sotero, Luciana
Keywords: Gravidez na adolescência
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência: estudo exploratório das práticas educativas em Angola
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O interesse pela temática “Gravidez na Adolescência”, não é recente, embora só nas últimas décadas tenha ganho maior ênfase, fundamentalmente ao nível das ciências sociais. O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores de proteção e de vulnerabilidade na gravidez na adolescência, com um especial destaque para as práticas educativas. A amostra desta investigação foi constituída por 120 adolescentes do município do Lubango (província da Huíla, Angola), das quais 60 grávidas e 60 não-grávidas. O protocolo de investigação envolveu um Questionário Sociodemográfico, um Questionário de Recolha de Dados acerca da Grávida e a versão abreviada do Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU; Arrindell et al., 1994; versão portuguesa de Canavarro, 1996). Os resultados revelam que a esmagadora maioria das adolescentes grávidas provêm de meios sociais, económicos e de relações pessoais mais desfavorecidos e afirma ter engravidado por falta de prevenção/descuido. Como expectável, e de acordo com a literatura, verificaram-se também diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de adolescentes quanto à idade do primeiro namoro e da primeira relação sexual, com uma maior precocidade para as grávidas adolescentes. Relativamente às propriedades psicométricas do EMBU, verificou-se que a estrutura fatorial obtida no presente estudo (pai e mãe) não apresenta uma total equivalência com a versão portuguesa. Já ao nível da consistência interna, os resultados são mais próximos dos obtidos para a população portuguesa. Quanto às práticas educativas, os resultados apontam para a existência de uma diferença estatisticamente significativa, no sentido das grávidas adolescentes percecionarem mais práticas educativas por parte do pai do que as adolescentes não-grávidas.
The interest on the topic “Teenage Pregnancy” is not new, although only in recent decades won a greater emphasis, mainly for the social sciences. The present study aims to analyze the protective and vulnerability factors in adolescent pregnancy, with a special emphasis on educational practices. The sample of this research consisted of 120 adolescents from Lubango (Huíla province, Angola), of which 60 pregnant and 60 non-pregnant. The research protocol involved a Sociodemographic Questionnaire, a Questionnaire to collect Data about the Pregnancy and the shortened version of the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behavior (EMBU; Arrindell et al., 1994; Portuguese version of Canavarro, 1996). The results show that the overwhelming majority of pregnant teenagers come from poorest social, economic and personal relations and became pregnant due to lack of prevention/neglect. As expected, and according to the literature, there were also significant differences between the two groups of adolescents for the age at first dating and first sexual relationship with a higher precocity for pregnant teenagers. When considering the psychometric properties of the EMBU, it was found that the factor structure obtained in this study did not present a complete equivalence with the Portuguese version. Although for the internal consistency, the results are quite close to those obtained for the Portuguese population. For the educational practices, the results highlight the existence of a statistically significant difference with pregnant adolescents perceiving more educational practices from the father than nonpregnant adolescents.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/26168
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Teófilo Hawala.pdf601.83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

907
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

152
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.