Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26109
Título: Saúde mental em contexto escolar: um estudo comparativo entre o método educativo tradicional
Autor: Neto, Joana Raquel Silva 
Orientador: Sá, Eduardo
Palavras-chave: Escola; Saúde mental; Escola da Ponte; Método educativo
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: Saúde mental em contexto escolar: um estudo comparativo entre o método educativo tradicional
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A Escola é considerada um espaço privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento. A Escola da Ponte de Vila das Aves, Santo Tirso, é uma escola reconhecida, nacional e internacionalmente, pelas suas práticas educativas centradas na criança, com respeito pela sua autonomia e ritmo de aprendizagem. Comparando com o método educativo tradicional, o método educativo da Escola da Ponte parece favorecer mais a saúde mental dos alunos do que o método tradicional. Comparámos as dificuldades (em geral) e nível de desenvolvimento do ego de um grupo de 12 alunos da Escola da Ponte (Grupo B), com um grupo de 12 alunos de uma escola com método tradicional (Grupo A). Em geral, os resultados entre os grupos não diferem significativamente. Encontrámos diferenças próximas do nível de significância para duas escalas, após remoção de itens que prejudicavam a sua consistência interna. Para a escala Sintomas Emocionais corrigida, verificamos que é o Grupo A que regista mais sintomas (U=40.000, Z=1.878, p=.068), e para a escala Comportamentos Pró-Sociais, é também o Grupo A que regista maior gosto em ajudar os outros (U=38.000, Z=2.014, p=.052). Não encontrámos diferenças significativas no desenvolvimento do ego entre os grupos, mas verificámos que o Grupo B apresenta mais homogeneidade do que o Grupo A. A análise dos resultados tendo por base o número de anos em frequência na escola deixa no ar a hipótese das diferenças registadas se deverem à influência do método educativo. Pesquisas futuras deverão explorar estes resultados, nomeadamente, numa amostra de maior dimensão, e delimitando o campo de estudo.
The School is considered a privileged space for learning and development. The Escola da Ponte, from Vila das Aves, Santo Tirso, is a school recognized, nationally and internationally, for its educational practices focused on the children, respecting their authonomy and learning rhythm. Compared with the traditional method, the educational method of Escola da Ponte seems to support more the mental health of students than the traditional method. We compared the difficulties and level of ego development of a group of 12 students from the Escola da Ponte (Group B), with a group of 12 students from a school with the traditional method (Group A). In general, the results between the two groups did not differ significantly. We found differences close to the signifiance level in two scales after removing items that jeopardized its internal consistency. For the corrected Emotional Symptoms scale, we find that Group A shows more symptoms (U = 40,000, Z = 1878, p =. 068), and for the pro-social behavior scale, it’s also Group A that likes more to help others (U = 38.000, Z = 2014, p =.052). We did not find significant differences in ego development between the groups, but we found that Group B is more homogeneous than Group A. The analysis of the results based on the number of years in attendance at school, leaves open the possibility of differences registered were due to the influence of the educative method. Future researches should explore these results, in particular, in a larger sample, and defining the field of study.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, subespecialização em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26109
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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