Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25382
Título: A Universidade de Coimbra como património mundial : impactos no turismo na perspetiva do comércio local
Autor: Martins, Mauro Alexandre Soares 
Orientador: Martins, Rita
Ramos, Luís Moura
Palavras-chave: Universidade de Coimbra; Património Mundial; Turismo; Perceção do comércio local
Data: 18-Fev-2014
Citação: MARTINS, Mauro Alexandre Soares - A Universidade de Coimbra como património mundial : impactos no turismo na perspetiva do comércio local. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Dísponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/25382
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A Universidade de Coimbra, detentora de um património material e imaterial único, foi reconhecida recentemente como Património Mundial pela UNESCO, estatuto que representa o auge dos esforços internacionais para identificar e conservar alguns dos patrimónios culturais e naturais mais importantes do mundo. Desta forma, este reconhecimento vem trazer uma nova realidade a esta instituição e ao turismo da cidade, que merece ser analisada tendo em conta a importância que esta instituição representa na cidade. Com recurso à literatura sobre os impactos da distinção em casos semelhantes, aprofundando a abordagem sobre a perceção dos indivíduos, e através da aplicação de inquéritos a responsáveis de estabelecimentos comerciais na zona classificada, para tentar perceber a perceção que estes têm quanto aos efeitos da classificação, chega-se à conclusão que é importante a consciencialização dos indivíduos, assim como ter em conta as suas perceções. Considera-se também que uma maior interação entre os diferentes atores potencia o aumento dos benefícios socioeconómicos locais. Os resultados mostram que os comerciantes consideram que a classificação terá efeitos positivos, esperando resultados mais expressivos na cidade comparativamente aos efeitos esperados sobre o seu próprio negócio. Por fim, a distinção deve ser vista como uma oportunidade para melhorar as condições do património e das visitas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rita Martins e Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25382
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Capa.pdf196.34 kBAdobe PDFVer/Abrir
A Universidade de Coimbra como Património Mundial.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

651
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.349
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.