Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25382
Title: A Universidade de Coimbra como património mundial : impactos no turismo na perspetiva do comércio local
Authors: Martins, Mauro Alexandre Soares 
Orientador: Martins, Rita
Ramos, Luís Moura
Keywords: Universidade de Coimbra; Património Mundial; Turismo; Perceção do comércio local
Issue Date: 18-Feb-2014
Citation: MARTINS, Mauro Alexandre Soares - A Universidade de Coimbra como património mundial : impactos no turismo na perspetiva do comércio local. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Dísponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/25382
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Universidade de Coimbra, detentora de um património material e imaterial único, foi reconhecida recentemente como Património Mundial pela UNESCO, estatuto que representa o auge dos esforços internacionais para identificar e conservar alguns dos patrimónios culturais e naturais mais importantes do mundo. Desta forma, este reconhecimento vem trazer uma nova realidade a esta instituição e ao turismo da cidade, que merece ser analisada tendo em conta a importância que esta instituição representa na cidade. Com recurso à literatura sobre os impactos da distinção em casos semelhantes, aprofundando a abordagem sobre a perceção dos indivíduos, e através da aplicação de inquéritos a responsáveis de estabelecimentos comerciais na zona classificada, para tentar perceber a perceção que estes têm quanto aos efeitos da classificação, chega-se à conclusão que é importante a consciencialização dos indivíduos, assim como ter em conta as suas perceções. Considera-se também que uma maior interação entre os diferentes atores potencia o aumento dos benefícios socioeconómicos locais. Os resultados mostram que os comerciantes consideram que a classificação terá efeitos positivos, esperando resultados mais expressivos na cidade comparativamente aos efeitos esperados sobre o seu próprio negócio. Por fim, a distinção deve ser vista como uma oportunidade para melhorar as condições do património e das visitas.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rita Martins e Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25382
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa.pdf196.34 kBAdobe PDFView/Open
A Universidade de Coimbra como Património Mundial.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

647
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,341
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.