Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25377
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dc.contributor.advisorSantos, Maria-
dc.contributor.authorJácomo, Thiago-
dc.date.accessioned2014-03-24T01:17:13Z-
dc.date.available2014-03-24T01:17:13Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25377-
dc.description.abstractNa madrugada do dia 26 de janeiro de 2013 um grave incêndio marcou a história do Brasil. Uma discoteca localizada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul foi incendiada, causando a morte de 242 pessoas (até a data de 27/05/2013), sendo a maioria jovem. Esse foi o 2º incêndio mais grave do país. A notícia se espalhou pelo país em um curto espaço de tempo, pois, assim que o incêndio iniciou, clientes que estavam na discoteca utilizaram suas redes sociais para publicar pormenores do acidente. Poucos minutos depois, a notícia já era comentada e circulada através das redes sociais e nos principais veículos de comunicação brasileiros. Com efeito, através das redes sociais ocorreu uma manifestação massiva de indivíduos e milhares de internautas brasileiros se envolveram neste caso. Os sites das redes sociais foram essenciais para a imprensa brasileira se pautar. Através deles os utilizadores disseminaram vários tipos de conteúdos sobre o acidente (fotos, vídeos, comentários, notícias, impressos, etc.), divulgaram informações sobre vítimas, sepultamentos, sobreviventes, mortos, etc., e muitos desses dados disponibilizados nas redes sociais foram reaproveitados ou reproduzidos pelos media. Partindo dessa conjuntura, o presente trabalho desenvolve uma análise da relação entre os media e as redes sociais. O grande objetivo é refletir sobre um conjunto de mudanças na forma de se fazer jornalismo após esse processo de aproximação do jornalismo às redes sociais. A reflexão ocorre a partir de um caso específico, que é a cobertura jornalística do portal brasileiro G1 sobre esta tragédia (incêndio na Boate Kiss). Da mesma forma, através deste estudo é possível perceber um conjunto de tendências decorrentes do advento das redes sociais e a consequente alta interatividade gerada entre os media e público.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectWebjornalismopor
dc.titleJORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.titleJORNALISMO E REDES SOCIAIS: Novas práticas e tendências a partir da cobertura do portal G1.com sobre o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.por
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9122-387X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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