Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24945
Title: Avaliação do impacto da introdução de veículos elétricos na procura de combustíveis em Portugal
Authors: Balsa, Joana Maria Rocha 
Orientador: Silva, Patrícia Pereira da
Keywords: Política energética; Veículo a combustão interna; Veículo elétrico; Parque Automóvel Nacional; Procura de combustíveis
Issue Date: 2-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Balsa, Joana Maria Rocha - Avaliação do impacto da introdução de veículos elétricos na procura de combustíveis em Portugal. Coimbra, 2013.
Abstract: Alguns dos problemas da sociedade moderna passam pelo agravamento da dependência energética externa, pela volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e pelo agravamento das emissões de gases poluentes. Os veículos elétricos (VE) apresentam-se como uma solução sustentável para a mitigação destas problemáticas apresentando vantagens face aos veículos a combustão interna (VCI), nomeadamente ao nível da eficiência, consumo energético, níveis de emissões de gases poluentes e custos associados à operação dos mesmos. No entanto, face ao seu elevado preço de venda inicial e à sua autonomia reduzida, a desconfiança gerada juntos dos consumidores não tem fomentado o crescimento destas novas tecnologias automóveis. É expectável que a evolução tecnológica inerente ao decorrer dos anos e a tendência crescente de agravamento do preço dos combustíveis fósseis potenciem a penetração destas tecnologias no mercado automóvel. Este estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto da entrada de novas tecnologias automóveis, mais eficientes, como sejam a híbrida ou a elétrica, no mercado de combustíveis em Portugal e, em particular, as oscilações geradas na procura dos mesmos, no horizonte temporal até 2030. Atendendo ao panorama nacional e internacional, resultante da atual crise económico-financeira, e tendo em conta os principais fatores críticos de sucesso destas tipologias de viaturas no mercado nacional, desenvolvem-se dois cenários contemplando a alteração do mix que compõe o parque automóvel de VCI para a incorporação de VE. Estes cenários determinam uma alteração na curva de procura de combustíveis, cujo impacto é avaliado. Os resultados constatam que a curto prazo, a entrada de VE no mercado nacional não se traduz num impacto significativo ao nível da procura de combustíveis. Esta evolução será determinada pela alteração do mix que compõe o parque automóvel de veículos convencionais. Acresce ainda que o impacto da evolução da tecnologia ao nível da eficiência dos motores a combustão bem como o decréscimo do consumo privado e as consequentes quebras de vendas do setor automóvel contribuirão, igualmente, para uma desaceleração do crescimento da procura de combustíveis.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Pereira da Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24945
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_vf.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,190
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,133
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.