Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24879
Title: Avaliação da cultura de segurança do doente num centro hospitalar da Região Centro
Authors: Sousa, Anabela Marques de 
Orientador: Ferreira, Maria Manuela Frederico
Keywords: Segurança do doente; Cultura de segurança; Hospital; Profissionais de saúde; Erro
Issue Date: 31-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Sousa, Anabela Marques de - Avaliação da cultura de segurança do doente num centro hospitalar da Região Centro. Coimbra, 2013
Abstract: A cultura de segurança do doente é a forma como os profissionais de saúde, no seu ambiente de trabalho, agem por forma a tornar a prestação de cuidados ao doente mais segura. Conhecer a cultura de segurança de uma organização é importante para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria na segurança do doente. Este estudo descritivo e correlacional teve como objetivo avaliar a cultura de segurança do centro hospitalar α, constituído por três unidades hospitalares e identificar prioridades de intervenção para as dimensões da segurança do doente que constituem oportunidades de melhoria. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A amostra é constituída por 310 profissionais de saúde. As dimensões da segurança do doente em que se obtiveram resultados mais positivos são o “Trabalho em equipa”, as “Expectativas do supervisor/gestor e ações que promovem a segurança do doente” e a “Aprendizagem organizacional – melhoria continua”. As dimensões consideradas de oportunidade de melhoria com intervenção prioritária são “Resposta ao erro não punitiva”, “Apoio à segurança do doente pela gestão” e “Frequência de notificação”. A frequência de notificação muito baixa, o receio da resposta punitiva ao erro e perceção dos profissionais de que a Direção do Hospital não implementa ações que promovam a segurança do doente sugerem o desenvolvimento de uma política de cultura de segurança que promova a notificação voluntaria de todos os incidentes para que sejam analisados e identificadas trajetórias de erro que, uma vez corrigidas a tempo, podem evitar um acidente. Esta cultura de constante reporte deve fazer-se num ambiente isento de punição ou censura do profissional, pelo que deve existir, um sistema de notificação com proteção legal que garanta a análise e a informação de retorno em tempo útil. Os pontos fortes identificados como o trabalho em equipa com entreajuda e respeito entre os profissionais e presença de superiores hierárquicos que dão atenção aos problemas relacionados com a segurança do doente criam ambiente para que, nesta instituição, os profissionais trabalhem ativamente para a melhoria da segurança do doente.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Manuela Frederico Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24879
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

633
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,829
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.