Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24866
Title: Flexibilidade em arquitetura : um contributo adicional para a sustentabilidade do ambiente construído
Authors: Esteves, Ana Margarida Correia 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Keywords: Habitação colectiva; Arquitectura de habitação, adaptação; Arquitectura sustentável
Issue Date: Oct-2013
Citation: Esteves, Ana Margarida Correia - Flexibilidade em arquitetura : um contributo adicional para a sustentabilidade do ambiente construído. Coimbra: [s.n.], 2013.
Abstract: Atualmente vivemos num mundo em que a repercussão da globalização, tecnologias de informação, migração, incerteza e instabilidade, começam a ditar novas tendências e formas arquitetónicas para o habitat. No entanto, o mercado disponibiliza, ainda, uma escolha muito limitada no que diz respeito a novas soluções dos espaços habitacionais multifamiliares, consequentes, em parte, da compartimentação interior rígida e da distribuição tipificada dos usos, da multiplicação dos edifícios idênticos e da limitação dimensional e espacial, provenientes do surto capitalista, impedindo a evolução dos utentes no seu habitat. Os modos de vida mudam e, muitas vezes, as habitações não. Este facto vai reflectir-se, depois, numa insustentabilidade dita económica, ambiental e, nomeadamente, social. Este trabalho pretende alertar, numa perspetiva mais generalizada, para a necessidade de encarar a flexibilidade como uma atitude intrínseca ao pensamento, não só do arquiteto, mas também da sociedade, contribuindo, assim, para a dignidade, individualidade e dinamismo do habitante.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor João Paulo Cardielos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24866
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

756
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,851
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.