Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24804
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorFernandes, Carla Susana Sanina Marques-
dc.date.accessioned2013-12-26T16:37:18Z-
dc.date.available2013-12-26T16:37:18Z-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.citationFernandes, Carla Susana Sanina Marques - O impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24804-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.por
dc.description.abstractUm dos principais temas de investigação em marketing internacional, é seguramente o conceito de distância psicológica. Desde Beckerman, passando pela escola de Uppsala, até mais recentemente Sousa e Lages, que os investigadores comportamentalistas, têm dado à distância psicológica enumeras definições, medições, aplicações e constructos distintos. O facto de não haver uma decisão definitiva sobre a melhor forma de operacionalizar a distância psicológica, conduziu a uma má percepção do conceito e a algum descredito sobre a sua utilidade enquanto ferramenta de apoio à gestão. Por outro lado, assistimos muitas vezes ao tratamento deste conceito de uma forma isolada, não se identificando as múltiplas interdependências possíveis com outras variáveis no processo de internacionalização. No seguimento da investigação sobre o tema, este trabalho oferece um novo modelo que pretende medir o impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas. Baseado na PD Scale proposta por Sousa e Lages, assumimos o constructo da distância psicológica como multidimensional, e avaliamos o seu impacto nas estratégias de marketing internacional. Contribuindo para a originalidade do modelo, investigámos também a performance exportadora como resultado da distância psicológica. Por último avaliámos a atitude global como antecedente da distância psicológica e o seu impacto quer nas estratégias de marketing quer na performance exportadora. Os dados foram recolhidos através de questionário enviado por email para 1150 empresas e tratados por análise de regressão linear. Os vários procedimentos estatísticos mostram a validade do modelo. Os resultados demonstraram que a distância psicológica tem uma fraca influência no processo de internacionalização, mas que a atitude global pode ter uma influência importante na performance exportadora.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDistância psicológicapor
dc.subjectAtitude globalpor
dc.subjectEstratégias de marketingpor
dc.subjectPerformance exportadorapor
dc.subjectMarketing internacionalpor
dc.subjectPME portuguesapor
dc.titleO impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201477572-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Carla Marques Fernandes.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

523
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

497
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.