Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24768
Título: Arte e cultura na conquista da cidadania e integração social
Autor: Silva, Fátima Cristina Tavares da 
Orientador: Abreu, Paula
Palavras-chave: Integração social; Cidadania; Arte; Multiculturalidade; Consumo cultural
Data: 23-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Silva, Fátima Cristina Tavares da - Arte e cultura na conquista da cidadania e integração social. Coimbra, 2013
Resumo: Este relatório tem como base o estágio realizado na Oficina Municipal de Teatro, tendo em conta o projeto Bando À Parte. A minha tarefa principal esteve mais ligada ao acompanhamento e avaliação deste projeto. Portanto, partindo-se das características do mesmo, o relatório tem como objetivo avaliá-lo e refletir de que modo a integração social e a conquista da cidadania podem ser alcançadas através da arte e da cultura. Nos dias de hoje, a arte e a cultura são aspetos fundamentais que entram, cada vez mais, no debate sobre a integração social. Apesar da escassa reflexão teórica acerca desta temática, é efetuada uma análise das questões relacionadas com o capital social e cultural, a multiculturalidade e a importância de currículos escolares interculturais e com componentes artísticas. É ainda relevante perceber de que forma a cidadania é construída e como a arte a influencia. A metodologia adoptada foi de acordo com as tarefas planeadas. Incidiu, sobretudo, sobre a entrevista semi-diretiva e efetuou-se a diferentes grupos de interesse: aos participantes do projeto, às suas famílias, aos seus diretores de turma e, por fim, à coordenação do projeto. Os resultados obtidos incidem, assim, sobre a avaliação do projeto, tanto da sua estrutura e planeamento, como dos aspetos encontrados ao longo do seu desenvolvimento.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24768
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório.pdf965.59 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

2.659
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.379
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.