Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24688
Title: Discriminação nos media em Portugal : uma análise da noticiabilidade na imprensa escrita portuguesa
Authors: Correia, Soraia Andreia Martins 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Discriminação; Media; Género; Ciganofobia; Homofobia; Xenofobia; Deficiência
Issue Date: 20-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Correia, Soraia Andreia Martins - Discriminação nos media em Portugal : uma análise da noticiabilidade na imprensa escrita portuguesa. Coimbra, 2013
Abstract: O presente relatório resulta de um estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a duração de quatro meses, que decorreu no IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais em Mortágua, onde tive a possibilidade de trabalhar no projeto In Other Words – Por Outras Palavra. As atividades do projeto procuram refletir sobre a temática da discriminação dos media na imprensa escrita, tendo como objetivo tentar entender como é que os media influenciam comportamentos intolerantes e estereotipados na sociedade e, por outro lado, tentar perceber a importância destes enquanto canais privilegiados de comunicação. Para a concretização destes objetivos foi feita uma análise de imprensa a jornais regionais (Campeão das Províncias, Diário As Beiras e Diário de Coimbra) e nacionais (Diário de Notícias, Jornal i, jornal de notícias, Expresso, Público, Primeiro de Janeiro e Sol) e aplicado um questionário on line às entidades parceiras do projeto. As análises realizadas mostraram que as formas de discriminação mais frequentes nos meios de comunicação social são as baseadas no género, deficiência, ciganofobia, homofobia e na xenofobia. Uma vez concluído o estágio, foram efetuadas entrevistas semidirectivas a jornalistas, com o propósito de conhecer a sua opinião acerca desta temática e dos resultados do projeto. Nas entrevistas realizadas, os media sobrevêm como um espelho da sociedade e como meios desconstrução da realidade, uma vez que tendem a reforçar tendências latentes na sociedade, ou seja, as ações e situações de discriminação que se encontram patentes nos media correspondem às situações de discriminação existentes na sociedade. Os/As jornalistas assumem-se assim como agentes fundamentais do campo jornalístico, um campo cuja complexidade atravessa várias das suas componentes – desde a recolha da informação (nas suas diversas etapas), ao relacionamento com as fontes, as pressões e constrangimentos exercidos, os critérios de seleção, passando pela produção informativa, até às questões relativas à difusão das mensagens mediáticas. O trabalho realizado mostra que é importante compreender a relevância da esfera pública, porque é nesta que o papel da sociedade civil enquanto espaço de articulação de vozes contribui de forma determinante para a formação e pluralidade da discussão pública.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24688
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_final.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

835
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

5,363
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.