Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24631
Título: Sonoridades urbanas : a cidade da audição : construção de um arquivo sonoro de Coimbra
Autor: Ribeiro, Ana Catarina Freitas 
Orientador: Fortuna, Carlos
Palavras-chave: Audição; Imagem sonora; Património imaterial; Sensibilidade sonora; Sonoridade urbana
Data: 29-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Ribeiro, Ana Catarina Freitas - Sonoridades urbanas : a cidade da audição : construção de um arquivo sonoro de Coimbra. Coimbra, 2013
Resumo: A cultura visual continua a dominar o conhecimento e a descoberta da cidade. No seguimento deste domínio, o som é relegado para segundo plano, como elemento secundário que serve para ilustrar e conferir ritmo ao que os olhos alcançam. No entanto, ao pensar em novas formas de leitura do espaço público, a sonoridade dá a conhecer o quotidiano da cidade, revelando que o sistema auditivo não é passivo e que, pelo contrário, e tal como a visão, também é capaz de despertar reações dos outros sentidos do ser humano. Quando se escuta um som estridente, de imediato, a tentação de olhar é acionada. O som tem a capacidade de chamar a atenção para pormenores que o olhar, por vezes, negligencia. Portanto, tal como a audição preenche o que o olho vê, também a visão preenche o que o ouvido escuta, um processo em que os sentidos se complementam e em que a cidade, por conseguinte, ganha outras perspetivas, outras cores, outros cheiros, outros sons, outras particularidades. Educar o ouvido é um procedimento cientificamente marginal, que precisa de ser resgatado socialmente. É importante conhecer o lado invisível da cidade, criar novas narrativas, sentir e receber, sem ideias pré-concebidas de que tudo é ruído, a atmosfera acústica da cidade. O som transmite conhecimento: cruza o passado com o presente, gera e recalca memórias, reflete o futuro da cidade, contribuindo para a construção de novas formas de intervenção. A sonoridade da cidade, que, por vezes, se esconde atrás do ruído e da cacofonia, tem um valor e um papel social preponderantes, que ajuda a revelar as marcas identitárias dos locais. Para ilustrar este papel do som e a relevância do seu estudo, construí e analisei um arquivo sonoro de Coimbra, exemplo de uma cidade onde quase todas as suas histórias se prendem à centenária Universidade. Porém, não é só a partir da vida universitária que se conhece Coimbra: há mais para ouvir, como as sonoridades que vão desde marcos religiosos e académicos até aos ritmos que perfazem as atividades do quotidiano, e que neste projeto de investigação se espalham RESUMO SONORIDADES URBANAS: A CIDADE DA AUDIÇÃO por três categorias distintas - Academia e Universidade, Ambiente e Cultura Urbana e, finalmente, Espaço Público. Dedicarei a investigação ao som como objeto social, construído no contexto urbano, um reflexo das atividades e mudanças na vida da cidade e, consequentemente, nos hábitos e experiências dos cidadãos, procurando mostrar que a imagem sonora existe e que é uma revelação das mudanças e das evoluções ao longo dos tempos. Intrínseca a esta linha de análise das sonoridades e paisagens sonoras urbanas está uma reflexão sobre as mudanças em Coimbra: o que ficou do passado, o que faz parte do presente e o que é possível melhorar no futuro. Nesta viagem sonora, iniciada na construção do som como objeto social, seguirei por caminhos que revelam que as cidades portuguesas, ou outras, têm histórias sonoras e que esses contos nos revelam mais do que tradições e hábitos: mostram como é possível criar novas formas de promover o estudo da cidade e, assim, colocar em prática outras ferramentas que permitam revelar e analisar todos os significados do encontro social e buscar soluções para a estagnação da promoção das cidades.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra , sob a orientação de Carlos Fortuna.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24631
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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