Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24413
Title: J. A. 00-12 : um retrato panorâmico da arquitectura portuguesa em 5 temas
Authors: Melo, Joana Filipa Peres Henriques de 
Orientador: Figueira, Jorge
Keywords: Arquitectura portuguesa, 2000-2012, estudos; Jornal Arquitectos
Issue Date: Jul-2013
Citation: Melo, Joana Filipa Peres Henriques de - J. A. 00-12 : um retrato panorâmico da arquitectura portuguesa em 5 temas, Coimbra, 2013
Abstract: A arquitetura portuguesa responde hoje a uma multiplicidade de fatores impossíveis de quantificar de forma linear. Permitindo muitas categorizações possíveis, desde a autoria nacional à localização geográfica, é um objeto de estudo de difícil delimitação. Desta impossibilidade, e com o objetivo de criar um retrato panorâmico da arquitetura portuguesa contemporânea, este trabalho utiliza o Jornal Arquitectos (J.A.) como filtro para a análise, garantindo assim uma relação direta entre o caso de estudo e os intervenientes que operam na sua constituição. Seguindo uma estruturação temática que resulta da seleção dos temas de maior recorrência na revista, ‘CIDADE’, ‘HABITAÇÃO’, ‘MEMÓRIA E IDENTIDADE’, ‘NORMA’ e ‘VALORES’ constituem o corpo da reflexão, criando linhas de leitura possíveis e facilitando o consequente acesso aos conteúdos produzidos. A abordagem segue assim dois objetivos distintos: um primeiro que diz respeito ao levantamento das premissas principais para o desenvolvimento da arquitetura portuguesa de 2000 a 2012; e um segundo que, catalogando todos os conteúdos, desenvolve meios para a instrumentalização do J.A., cujos conteúdos são relevantes para uma grande variedade de estudos posteriores. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura portuguesa; Portugal; Jornal Arquitectos; J.A.; cidade; habitação; memória; identidade; norma; valor; revista; artigo; profissão; arquiteto.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24413
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JA 00-12 - Joana Melo.pdfDocumento principal38.61 MBAdobe PDFView/Open
JA 00-12_Anexos - Joana Melo.pdfAnexos5.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

356
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 5

3,667
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.