Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/24285
Title: Turismo de Negócios. Convention & Visitors Bureau na Região Centro de Portugal
Authors: Marques, Jorge Humberto Soares 
Orientador: Santos, Norberto
Keywords: Turismo de Negócios; Gestão de Destinos; Convention & Visitors Bureau
Issue Date: 18-Mar-2014
Citation: MARQUES, Jorge Humberto Soares - Turismo de negócios : convention & visitors bureau na região centro de Portugal. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/24285
Abstract: Para além do alojamento, dos espaços para reuniões, das acessibilidades e das organizações locais de apoio (como é o caso dos Convention & Visitors Bureaux) representarem uma grande importância no momento de escolha do local para realizar ou assistir a uma conferência ou outro evento de negócios, também a atratividade do destino, relacionada com as atividades culturais, recreativas e de lazer possíveis de se realizarem antes, durante ou depois do evento, influencia a decisão de escolha. É por este motivo que quando falamos de Turismo de Negócios devemos ter em conta, necessariamente, a existência de uma relação de complementaridade entre este e os restantes produtos turísticos que, por sua vez, deverão ser valorizados de forma a aumentar a atratividade do destino e, consequentemente, a contribuir para o desenvolvimento local. As estruturas organizativas denominadas Convention & Visitors Bureau (CVB) desempenham um papel fundamental na gestão e nas atividades de marketing dos territórios como destinos de Turismo de Negócios. Um dos seus propósitos passa precisamente pela organização e promoção não só do alojamento e dos espaços para reuniões (e outros eventos) do território onde se situam, mas também da oferta relacionada com o lazer e a animação de modo a valorizar a experiência turística dos visitantes, de uma forma articulada com os stakeholders dos destinos. Com esta dissertação pretende-se evidenciar as potencialidades turísticas de um território específico na Região Centro, delimitado pelo Baixo Mondego, Baixo Vouga e Dão-Lafões que, aliadas às estruturas e equipamentos específicos, existentes principalmente nos seus principais centros urbanos, proporcionam um ambiente favorável ao desenvolvimento do Turismo de Negócios neste território. Para isso, estruturámos um modelo de investigação baseado na revisão bibliográfica e discussão da temática, na análise dos principais recursos e atrativos do território, na análise dos CVB’s já existentes em Portugal e na realização de um estudo Delphi junto de um painel de especialistas que direta ou indiretamente estão ligados à atividade turística neste território específico, resultando na proposta concreta de medidas estratégicas e na identificação de competências organizativas e características territoriais que poderão contribuir para dar expressão ao Turismo de Negócios e mais concretamente à criação de uma estrutura do tipo CVB como forma de fortalecer e valorizar este território específico como destino de Turismo de Negócios.
Not only accommodation, venues, accessibilities and local support organizations (such as the Convention & Visitors Bureaux) have an important influence in conventions and other business events site selection, but also the attractiveness of the destination, related to cultural, recreational and leisure activities that are possible to experience before, during or after the business events, play an important role in the decision process. For this reason, when we refer to Business Tourism we should take into account, necessarily, the existence of a complementary relationship between Business Tourism and the other tourism products that must be valued in order to increase the attractiveness of the destination and hence contribute to local development. Convention & Visitors Bureaux play an important role in the management and marketing activities of territories as Business Tourism destinations. One of their main purposes is to organize and promote not only accommodation and venues, but also other important elements related to the leisure and recreational activities that destinations have to offer, in order to add more value to the tourist experience of visitors, always in an articulated relationship with stakeholders. With this dissertation we intend to highlight the tourism potential of a specific territory in the Central Region of Portugal, bounded by the regions of Baixo Mondego Baixo Vouga and Dão-Lafões that combined with the specific equipment and structures, existing mainly in its major urban centres, provide a favourable environment to the development of Business Tourism in this territory. For this, we have structured a research model based on literature review and discussion, in the analysis of key features and attractions of the territory, in the analysis of CVB's existing in Portugal and in the conduction of a Delphi study with a panel of experts that directly or indirectly are linked to the tourism activity in this specific territory, resulting in the proposal of strategic measures and the identification of organizational skills and local characteristics that may contribute to give expression to the Business Tourism and more specifically the creation of a CVB in order to strengthen and enhance this specific territory as a Business Tourism destination.
Description: Tese de doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/24285
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento

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