Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24156
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, João Mendes-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana-
dc.date.accessioned2013-09-25T15:29:29Z-
dc.date.available2013-09-25T15:29:29Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationAlmeida, Ana Pilar de Matos Valente de - O grande teatro do mundo : análise cenográfica de uma peça do teatro universitário de Coimbra, dos anos 60. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24156-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação trata da análise cenográfica da peça O Grande Teatro do Mundo, de Calderón de la Barca, lavada à cena pelo CITAC, um grupo de teatro universitário, durante os anos 60. O pensamento cénico, não sendo ainda evidentemente expresso, encontrava-se englobado nas opções da encenação levada a cabo pelo argentino Victor Garcia, cujo trabalho se baseava numa arquitectura do espaço e numa permanente experimentação, privilegiando a procura de novas relações, tanto com a envolvente como com os espectadores. Numa época em que as liberdades sociais e artísticas pareciam constantemente caucionadas e controladas pela censura, o teatro universitário surgia como espaço privilegiado de liberdade para a criação artística e para o contacto com outros tipos de pensamento, distinguindo-se do trabalho desenvolvido por outras companhias de teatro, tanto profissional como amador, e afastando-se definitivamente das práticas instituídas, a nível nacional. ABSTRACT The present dissertation deals with the scenographique analysis of the play The Great Theater of the World, by Calderón de la Barca, brought to scene by CITAC, a theater group at the university of Coimbra, during the sixty´s. The scenic thought, not yet made evident, was, nevertheless, present in the options of the staging created by the argentine Victor Garcia, whose work was based on a spatial architecture and permanent experimentation, granting a privilege to the search of new relations, with both the performers and the audience. In a period marked by the constant censure and control of the social and artistic practices, the Coimbra University´s theater emerged as a privileged space of freedom for the artistic creation, as well as for the contacts with other ways of thinking, making itself prominent from the work developed by other theater companies, either professional or amateur, and going far away from the established national practices.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectCenografiapor
dc.titleO grande teatro do mundopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 20

834
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,150
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.