Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24015
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Homem Cristo com a turma do 12º D no ano letivo de 2012/2013
Authors: Lampreia, André Filipe Tabaquinho 
Orientador: Silva, Elsa
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove a consolidação dos ensinamentos teóricos e a sua aplicação prática. Esta experiência visa o desenvolvimento de capacidades na formação docente, dando a oportunidade de contactar com todo o processo Ensino-Aprendizagem. O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, completa a análise de todas as práticas pedagógicas realizadas ao longo de todo o ano enquanto docente. Essa análise passa pelo planeamento, pela realização, terminando na avaliação, seguindo-se um relato do desenvolvimento da componente da ética profissional. Posteriormente será feita uma reflexão sobre essas tarefas desenvolvidas em todo o processo Ensino-Aprendizagem. São também expostas as expetativas iniciais, dificuldades sentidas e formas de resolução, e questões dilemáticas (Alongamentos no Aquecimento; Receios pela pouca Prática Pedagógica antes do Estágio) O documento inclui também o aprofundamento de um tema por mim escolhido e desenvolvido – Como motivar os alunos nas aulas de Educação Física. Através do qual concluí que é extremamente importante que os professores tenham sensibilidade para procurar saber e perceber os reais interesses dos alunos perante os conteúdos programáticos. Só assim será possível ter toda a turma motivada para a prática da Educação Física.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24015
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_André_Lampreia.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

199
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

86
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.