Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23991
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa | - |
dc.contributor.author | Pedrosa, Ana Filipa Martins | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T16:01:58Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T16:01:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23991 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico constituiu uma reflecção global sobre o exercício da prática profissional, enquanto professora estagiária de Educação Física na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 11º1F, servindo de ferramenta educativa no estímulo de partilha de soluções e considerações acerca da realidade da Educação Física. Esta primeira experiência profissional, no mundo da docência, traduz-se num momento importantíssimo no desenvolvimento profissional e pessoal, verificando-se o confronto entre a formação profissional e a realidade. Pretende-se enfatizar a importância do Estágio Pedagógico e do ensino supervisionado, no desenvolvimento de competências pedagógicas e reflexivas do futuro docente, através de uma análise sustentada, crítica e reflexiva da intervenção e prática desenvolvidas em todo o processo, permitindo assim ao docente desenvolver competências pedagógicas, responsabilizando-se pelo próprio desenvolvimento profissional. Para além desta reflexão, e tendo em conta a diversidade de contextos observados, torna-se essencial estudar mais aprofundadamente a necessidade, cada vez mais presente, de adequar a intensidade óptima de exercício e prescrever, para cada turma específica, exercícios que conduzam à melhoria da saúde e redução da morbidade e mortalidade. Assim, surgiu a necessidade de repensar as estratégias de ensino, com base no factor percepção de esforço e verificar se a utilização de escalas subjectivas, tem validade como ferramenta na monitorização de esforço, apurando-se se a sua utilização poderá ser benéfica para a prescrição da actividade prática nas aulas de Educação Física, facilitando, aos docentes a concepção de uma intervenção de maior qualidade junto dos alunos, potenciando o efeito positivo das tarefas de ensino. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º 1F no ano lectivo de 2012-2013 : a percepção de esforço, como ferramentas na monitorização da intensidade na E. F. | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_Ana_Pedrosa.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.