Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º 1F no ano lectivo de 2012-2013 : a percepção de esforço, como ferramentas na monitorização da intensidade na E. F.
Authors: Pedrosa, Ana Filipa Martins 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O Estágio Pedagógico constituiu uma reflecção global sobre o exercício da prática profissional, enquanto professora estagiária de Educação Física na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 11º1F, servindo de ferramenta educativa no estímulo de partilha de soluções e considerações acerca da realidade da Educação Física. Esta primeira experiência profissional, no mundo da docência, traduz-se num momento importantíssimo no desenvolvimento profissional e pessoal, verificando-se o confronto entre a formação profissional e a realidade. Pretende-se enfatizar a importância do Estágio Pedagógico e do ensino supervisionado, no desenvolvimento de competências pedagógicas e reflexivas do futuro docente, através de uma análise sustentada, crítica e reflexiva da intervenção e prática desenvolvidas em todo o processo, permitindo assim ao docente desenvolver competências pedagógicas, responsabilizando-se pelo próprio desenvolvimento profissional. Para além desta reflexão, e tendo em conta a diversidade de contextos observados, torna-se essencial estudar mais aprofundadamente a necessidade, cada vez mais presente, de adequar a intensidade óptima de exercício e prescrever, para cada turma específica, exercícios que conduzam à melhoria da saúde e redução da morbidade e mortalidade. Assim, surgiu a necessidade de repensar as estratégias de ensino, com base no factor percepção de esforço e verificar se a utilização de escalas subjectivas, tem validade como ferramenta na monitorização de esforço, apurando-se se a sua utilização poderá ser benéfica para a prescrição da actividade prática nas aulas de Educação Física, facilitando, aos docentes a concepção de uma intervenção de maior qualidade junto dos alunos, potenciando o efeito positivo das tarefas de ensino.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/23991
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1213_Ana_Pedrosa.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.