Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23990
Title: Relatório final de estágio desenvolvido no agrupamento de escolas da Guia, junto da turma do 8º B no ano letivo de 2012/2013
Authors: David, Simão Carvalho 
Orientador: Massart, Alain
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 8º ano, durante o ano letivo 2012/2013. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física. Este documento surge organizado em três capítulos, comentando a contextualização da prática desenvolvida, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e realizando um aprofundamento sobre um tema problema encontrado no âmbito na nossa intervenção como docentes. Com a contextualização da prática desenvolvida pretendemos caracterizar o meio onde seria desenvolvida a minha intervenção e expor as minhas expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico. Este enquadramento foi essencial para a estruturação e planeamento de toda a intervenção. A reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo realizado. Nela estão incluídas as principais conclusões relativas ao sucesso ou fracasso das estratégias utilizadas junto dos alunos, com o objetivo de verificar se as metas estabelecidas foram efetivamente alcançadas. O aprofundamento do tema problema foi realizado no âmbito dos Feedbacks, mais especificamente no que diz respeito a conhecer, durante a aula, a sua frequência, entre uma unidade didática onde me sentia mais confiante e outra onde me sentia menos confiante, efeito e preferência dos alunos pelos mesmos. Para esse efeito foram analisadas duas aulas de 90 minutos. A Análise foi feita através de um questionário, aplicado aos alunos e ao professor. Os principais resultados obtidos mostram-nos que os Feedbacks emitidos pelo professor são frequentes, mais na unidade didática onde me sentia menos confortável e produzem efeitos nos alunos, no entanto a sua maior variabilidade, frequência e utilização conjunta pode melhorar significativamente a intervenção do professor nas aprendizagens dos alunos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23990
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Simão_David.pdf.pdf16.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.