Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio São Martinho junto da turma do 9º B no ano letivo de 2012/2013 : a influência da prática desportiva na melhoria do rendimento escolar nos alunos do 2º e 3º ciclo do colégio São Martinho
Authors: Carvalhinho, Carlos Manuel Rodrigues 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores
Issue Date: 2013
Abstract: O presente documento, contemplado no estágio pedagógico referente ao Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizado no Colégio São Martinho, descreve a minha reflexão das aprendizagens, do ensino, e dos desafios que presenciei ao longo deste ano letivo. O estágio pedagógico visa garantir a formação de professores conscientes, reflexivos, participativos, garantindo uma ética profissional e responsabilidade para assumir a nossa profissão no futuro. Este é o momento culminante das nossas aprendizagens, em que ocorre um afastamento da faculdade, passando para as vivências específicas de uma escola, garantindo a correta consecução das aprendizagens coletivas e individuais de cada aluno. Assim esta autorreflexão serve como forma de dar a conhecer aos demais, os diferentes processos educativos que ocorreram ao longo do ano, permitindo uma capacidade de reflexão sobre o que foi realizado e na predisposição para gerar novas ideias baseadas nos balanços aqui apresentados como forma de melhorar o processo educativo.The present document, contemplating the pedagogical internship referring to the Masters degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Levels, at the Faculty of Sport Science and Physical Education of the University of Coimbra, at Colégio São Martinho, describes my reflection on learning, teaching and challenges witnessed during this school year. The pedagogical internship aims to ensure the training of conscious, reflective and participatory teachers, ensuring a professional and ethical responsibility to take in our profession in the future. This is the culmination of our learning stage, where a departure happens from the university through the specific experiences of a school, ensuring the correct achievement of collective and individual learning of each student. Thus, this self-reflection is a way to show the different educational processes that occurred throughout the year, allowing a reflection capability on what has been accomplished and the predisposition to generate new ideas based on the conclusions presented here as a way of improving the educational process.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/23979
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo Caso-Carlos Carvalhinho.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.