Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23971
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.authorMadeira, Cesário António Santos-
dc.date.accessioned2013-09-13T11:02:47Z-
dc.date.available2013-09-13T11:02:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23971-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO presente documento, Relatório Final de Estágio Pedagógico, inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sustentado pelo processo de prática profissional na Escola Básica c/ Secundário José Falcão - Miranda do Corvo no presente ano letivo (2012/2013), constitui o produto final de uma longa, mas produtiva, caminhada no meu percurso académico e profissional. Como tal, tem como objetivos a realização de um resumo e, em simultâneo, da reflexão de um extenso, mas gratificante, percurso pedagógico que envolveu a aquisição de conhecimentos na didática específica de Educação Física. O presente ano de Estágio Pedagógico, que está a chegar ao fim, permitiu o desenvolvimento da prática educativa através de uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. A investigação educacional contínua sobre os objetivos orientadores da ação torna-se indispensável para uma planificação atingir o sucesso do processo Ensino-Aprendizagem. É, então, a função do professor, após a análise dos resultados da avaliação inicial, adequar os processos formativos em função da diferenciação que realiza numa turma de 8.º ano de escolaridade, incentivando e estimulando o desenvolvimento pessoal e social do aluno. O processo educativo permite a construção de uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos multidisciplinares de intervenção profissional. Assim sendo, no presente relatório será contextualizado o projeto formativo que se encontra relacionado com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não esquecendo a justificação das opções praticadas. Serão divulgadas as dificuldades e identificadas as necessidades de formação, a componente ético-profissional e a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos também serão analisados. Por fim, serão abordadas as questões dilemáticas, divulgadas as conclusões referentes à formação inicial e será aprofundada a temática da Aplicabilidade da inclusão em âmbito escolar.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo da turma do 8º B do ano letivo de 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4427-3276-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Cesário_Madeira.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

219
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,747
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.