Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23971
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo da turma do 8º B do ano letivo de 2012/2013
Authors: Madeira, Cesário António Santos 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Inclusão
Issue Date: 2013
Abstract: O presente documento, Relatório Final de Estágio Pedagógico, inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sustentado pelo processo de prática profissional na Escola Básica c/ Secundário José Falcão - Miranda do Corvo no presente ano letivo (2012/2013), constitui o produto final de uma longa, mas produtiva, caminhada no meu percurso académico e profissional. Como tal, tem como objetivos a realização de um resumo e, em simultâneo, da reflexão de um extenso, mas gratificante, percurso pedagógico que envolveu a aquisição de conhecimentos na didática específica de Educação Física. O presente ano de Estágio Pedagógico, que está a chegar ao fim, permitiu o desenvolvimento da prática educativa através de uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. A investigação educacional contínua sobre os objetivos orientadores da ação torna-se indispensável para uma planificação atingir o sucesso do processo Ensino-Aprendizagem. É, então, a função do professor, após a análise dos resultados da avaliação inicial, adequar os processos formativos em função da diferenciação que realiza numa turma de 8.º ano de escolaridade, incentivando e estimulando o desenvolvimento pessoal e social do aluno. O processo educativo permite a construção de uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos multidisciplinares de intervenção profissional. Assim sendo, no presente relatório será contextualizado o projeto formativo que se encontra relacionado com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não esquecendo a justificação das opções praticadas. Serão divulgadas as dificuldades e identificadas as necessidades de formação, a componente ético-profissional e a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos também serão analisados. Por fim, serão abordadas as questões dilemáticas, divulgadas as conclusões referentes à formação inicial e será aprofundada a temática da Aplicabilidade da inclusão em âmbito escolar.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23971
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Cesário_Madeira.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

219
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,747
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.