Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23737
Title: Responsabilidade socioambiental como fator de competitividade : estudo de caso em uma empresa do setor sucroalcooleiro no Brasil
Authors: Gonçalves, Cristiane Gomes. 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Responsabilidade socioambiental; Competitividade sucroalcooleira; Stakeholders
Issue Date: 18-Jul-2013
Publisher: FEUC
Citation: Gonçalves, Cristiane Gomes - Responsabilidade socioambiental como fator de competitividade : estudo de caso em uma empresa do setor sucroalcooleiro no Brasil. Coimbra, 2013
Abstract: Esta dissertação visa demonstrar como a responsabilidade socioambiental é um fator de competitividade para uma empresa do setor sucroalcooleiro, nomeadamente através do estudo de caso de uma empresa Sucroalcooleira instalada no Estado de Mato Grosso. Considerando o ritmo de crescimento do setor sucroalcooleiro a responsabilidade socioambiental tem assumido uma significativa importância no ambiente empresarial. Entre as variáveis que afetam o ambiente de negócio das empresas deste novo milênio, encontra-se a preocupação com as questões socioambientais, o que se procurou neste estudo verificar como este pensamento pode ser considerado um aspecto estratégico e um importante diferencial competitivo no mercado. Os projetos com foco na melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa, como a adoção de praticas do seu papel de responsabilidade socioambiental que buscam contribuir para o crescimento e desenvolvimento das comunidades locais e regionais, a preservação do meio ambiente para a perpetuação da empresa, tornaram-se ainda mais credívéis perante aos stakeholders, os quais se mostram cada vez mais sensíveis e reativos às questões socioambientais. Destacam-se ainda outros fatores que se destinam a descrever como a prática da responsabilidade socioambiental influência a imagem corporativa da empresa, verificar quais ações de gerenciamento que a empresa aplica para minimizar os impactos ambientais causados com as atividades desenvolvidas e analisar a influência dos stakeholders sobre o comportamento estratégico da organização.
Description: Dissertação de mestrado de Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho
URI: https://hdl.handle.net/10316/23737
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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