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Title: Programa de orientação para a parentalidade : avaliação da sua importância e momento adequado de aplicação : Portugal-Brasil
Authors: Dadam, Sara Helena 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando
Conde, Ana
Keywords: Educação parental
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: Programa de orientação para a parentalidade : avaliação da sua importância e momento adequado de aplicação : Portugal-Brasil
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo inclui informações a respeito do evento da transição para a parentalidade, considerando um momento de mudanças significativas e determinante para o ciclo vital, essencialmente nos relacionamentos entre pais e filhos. No entanto, para escrever sobre a transição para a parentalidade devem-se mencionar conceitos como a informação e orientação parental e a educação para a parentalidade, que vem englobar ações de intervenção. E como primeiros ambientes possíveis de intervenção parental, fundamentais para o desenvolvimento e na atividade de prevenção da saúde emocional do ser humano, citam-se, neste trabalho, a família e a escola. O objetivo desta pesquisa centrase em avaliar as expectativas e valores que os indivíduos percebem e sentem em relação à preparação para a parentalidade, sobre os programas e cursos de orientação para a parentalidade em geral, bem como o momento da vida ideal para receber esse tipo de informação. De forma particular, pretende-se avaliar a importância do Programa de Orientação para a Parentalidade – A Vida Bem Vinda em Família – para apreciar as respostas das pessoas em relação ao conteúdo escolhido para este programa, a época da vida ideal e tempo do processo do nascimento mais suscetível para receber essas informações. A recolha da respostas foi realizada por meio de uma Brochura e distribuída nos Países Portugal e Brasil, para analisar as possíveis diferenças, neste âmbito, nas diferentes culturas. Integrando abordagens avaliativas de caráter descritivo e qualitativo, conclui-se que a necessidade para a preparação para as funções parentais é sentida e demonstrada pelos participantes da pesquisa, assim como uma elevada expectativa em relação aos cursos/programas de orientação para a parentalidade, apontando para os anos iniciais, da adolescência, como uma época importante para a intervenção. Discutem-se algumas implicações deste estudo para investigações futuras
This study includes information regarding the event of the transition to parenthood, taking into consideration the moment of significant change and the moment that will determine the life cycle, primarily in relationships between parents and children. However, to write about the transition to parenthood some concepts should be mentioned such as; information and parental guidance and education for parenthood, which include actions of intervention. In this work, family and school are cited as being the first possible environments for parental intervention, fundamental for the development and activity in the prevention of emotional health of human beings. This research focuses on assessing the expectations and values that people perceive and feel regarding the preparation for parenthood, about the programs and orientation courses for parenting in general, and the ideal time in ones life to receive this type of information. In a particular way, we intend to evaluate the importance of the Orientation Program for Parenting - Welcomed Life in the Family - to appreciate people's responses on the content chosen for this program, the ideal time of life and the likely time of the birth process to receive this information. The collection of responses was accomplished through a brochure which was distributed in Portugal and Brazil, to analyze possible differences in this context in different cultures. Integrating evaluation of a qualitative and descriptive nature, it can be concluded that the need to prepare for the parental function is felt and shown by the participants of the survey as well as a high expectation regarding the courses / orientation programs for parenting, pointing to the early years of adolescence, as an important opportunity for intervention. Some implications of this study for future research are also discussed.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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