Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23314
Title: Pólo industruial criativo
Authors: Jorge, Sara Isabel 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Keywords: Património Industrial, Coimbra, reabilitação; Fábrica de Curtumes de Coimbra, requalificação
Issue Date: Dec-2012
Citation: Jorge, Sara Isabel Antunes - Pólo industrial criativo : reabilitação da fábrica de curtumes de Coimbra. Coimbra, 2012
Abstract: O seguinte trabalho de investigação com grande vertente prática centra‐se no seu objecto de estudo. Contudo, este motiva a exploração de temas e conceitos provenientes da sua tipologia industrial. A presença do património industrial na cidade de Coimbra revela um paradigma constante no compromisso com a memória do passado. O seu presumível desaparecimento sugere uma reflexão sobre como agir perante este. Para tal, analisa‐se o conceito de património, bem como a definição do valor histórico e cultural inerente a ele. A questão da reabilitação de espaços industriais conduz ao estudo de vários projectos que demonstram empenho e interesse com a salvaguarda destes. Para isso, seguiram as tendências programáticas do seu tempo, ou seja, numa resposta às carências sociais da época, como uma possibilidade para a recuperação e reintegração desses testemunhos. Neste sentido, pretende‐se investigar e desenvolver a adaptação da antiga Fábrica de Curtumes de Coimbra em prol da proposta do Pólo Industrial Criativo, um projecto inovador que une a necessidade social, cultural e empreendedora, como um instrumento para a requalificação urbana e para a salvaguarda patrimonial. Deste modo, demonstra‐se que existe um ambicioso espólio de monumentos industriais, cabendo à nossa geração o dever de proteger esse dito património, bem como partilhá‐lo com as gerações futuras.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23314
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pólo Industrial Criativo - Sara Jorge.pdf142.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

189
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

272
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.