Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23240
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorRocha, Tiago Filipe Rebelo-
dc.date.accessioned2013-04-17T13:09:09Z-
dc.date.available2013-04-17T13:09:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23240-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractCom o presente estudo pretendeu-se contribuir para o esclarecimento das relações que os motivos de consumo, as expectativas, as variáveis de personalidade, o consumo de álcool e as consequências associadas a esse mesmo consumo estabelecem entre si, tendo por base teórica o Modelo Motivacional de Consumo de Álcool (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). Os dados do presente estudo foram recolhidos dentro de uma amostra de 110 adultos em contexto profissional, através de uma bateria de testes concebida para ser preenchida em versão papel. Os dados obtidos através da realização de uma análise de regressões múltiplas hierárquicas, parecem indicar, tal como a literatura sugere (e.g. Cooper, 1994, Cox & Klinger 1998; Read et al., 2003) que os motivos se constituem como os melhores preditores do consumo de álcool e consequências associadas a esse mesmo consumo. Neste sentido, e tendo em conta os resultados, o presente estudo sugere que o planeamento da prevenção e intervenção dirigida ao consumo de álcool, deve dar particular importância aos motivos de consumo, dado o papel central que estes ocupam na explicação do consumo de álcool e consequências associadas.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to contribute to the clarification of the relationship between motives, expectatancies, personality, alcohol consumption and consequences associated with that same consumption, establish among them, based on the theoretical Motivational Model of Alcohol use (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). The data from this study were collected in a sample of 110 adults in a professional context, who responded to a battery of tests designed to be completed on paper. The obtained results, by conducting a multiple hierarchical analysis, seem to indicate, as the literature suggests (e.g. Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998; Read et al., 2003), that drinking motives are the best predictors of alcohol use and of alcohol-related consequences. Therefore, this study suggests, that planning for prevention and intervention directed at alcohol consumption, should give particular importance to the motives, given the central rolepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConsumo de álcoolpor
dc.titleA influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcoolpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcoolpor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Tiago Rocha_.pdf14.38 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

464
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

302
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.