Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22668
Title: Marketing de experiências : comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo : caso biosotis
Authors: Agostinho, Pedro Filipe Lopes 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Marketing de experiências; Marketing relacional; Marketing sensorial; Marketing emocional; Consumo hedónico.
Issue Date: 11-Mar-2013
Publisher: FEUC
Citation: Agostinho, Pedro Filipe Lopes - Marketing de experiências : comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo : caso biosotis. Coimbra, 2013
Abstract: A mutabilidade do mercado é uma inevitabilidade, como tal a empresa necessita de se adaptar rapidamente e, até mesmo, antever as mudanças, para se manter competitiva. A necessidade de adaptação cabe ao marketing, que necessita de se atualizar continuamente para melhor corresponder às necessidades do mercado. A atual saturação publicitária, a sua ineficácia, a redução do poder de compra e a omnipresença da informação são alguns dos fatores que tornam o consumidor cada vez mais inerte às promessas comunicacionais, uma vez que cada compra tende a ser exaustivamente analisada. Encontra-se no Marketing de Experiências uma alternativa à comunicação tradicional e massificada, sendo esta direta, sensorial e, sobretudo, emocional, servindo como plataforma relacional para a retenção de consumidores e preferência em momentos de indecisão futuros. A comunicação emocional tem por objetivo a criação de uma expectativa fantasiosa e hedónica que deverá ser ultrapassada pelas empresas que têm no cerne do seu negócio o consumidor e a oferta de experiências de consumo. O objetivo deste trabalho de projeto é determinar se as práticas experienciais representam de facto uma mudança de paradigma na comunicação, para tal serão estudadas temáticas de marketing de experiências, desde a sua base, marketing e marketing relacional, como a sua importância para o paradigma comunicacional, isto além de abordar a experiência como fonte de rendimento para empresas que têm a oferta de experiências de consumo como essenciais no seu negócio e o consumo hedónico, essencial para o entendimento experiencial do consumo. Por fim, e para sustentar a base teórica, será apresentada a parte prática do trabalho de projeto, que será o estudo da experiência de consumo oferecida pela Biosotis, uma empresa que se divide em duas áreas: o retalho de produtos biológicos, macrobióticos e agricultura biológica e a prestação de serviços de consultas de medicina alternativa, terapias e diagnósticos. Palavras-Chave: Marketing de Experiências; Experiências de Consumo; Marketing Relacional; Marketing Sensorial; Marketing Emocional; Consumo Hedónico.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22668
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 5

2,119
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 1

10,409
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.