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Título: O efeito da experiência do treinador no ambiente de formação desportiva : estudo em equipas de futebol nos escalões de iniciados e juvenis
Autor: Santos, Artur Jorge Baptista dos 
Orientador: Silva, Manuel Coelho e
Gonçalves, Carlos Eduardo de Barros
Palavras-chave: Futebol; Relação treinador-atleta; Treinador
Data: 2008
Resumo: Introdução: O treinador tem um papel importante nas experiências desportivas dos jovens atletas, tendo um impacto no desenvolvimento das suas capacidades, dos valores e crenças. Os seus comportamentos influenciam a formação e as experiências dos atletas. Por isso, o presente estudo propõe-se a: 1) observar e analisar a comunicação de treinadores de Futebol de atletas masculinos do escalão de sub-16 anos em situação de competição, através do Coach Behavior Assessment System (CBAS), 2) descrever as atitudes face à prática desportiva, as orientações para a realização de objectivos e as percepções do comportamento do treinador expressas pelos atletas das equipas supervisionadas pelos treinadores observados, e 3) testar os efeitos da experiência do treinador sobre as Atitudes face à prática desportiva, as Orientações para a realização de objectivos e as percepções do comportamento do treinador expressas pelos atletas das equipas supervisionadas pelos treinadores observados. Metodologia: Foram observadas seis treinadores de Futebol dos escalões iniciados (sub-14) e juvenis (sub-16) masculinos, subdivididos em dois subgrupos, experientes e inexperientes. Os treinadores responderam a perguntas relacionadas com dados pessoais e profissionais. O número de atletas que responderam aos questionários foi de 106, sendo 55 orientados por treinadores inexperientes e 51 orientados por treinadores experientes. As suas idades situam-se entre os 12 e os 16 anos. Os atletas responderam aos seguintes questionários: a) Questionário de percepção do comportamento do treinador por parte dos atletas, Coach Beahvior Assessment System (CBAS), b) Questionário da Orientação para o Ego e Tarefa no Desporto, Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ), c) Questionário das Atitudes no Desporto, Sports Attitudes Questionnaire (SAQ-2). Foram gravados 3 jogos por treinador, um total de 18 jogos. Estes foram registados em vídeo e as intervenções do treinador registadas através de um microfone remoto e de um receptor. Os jogos foram analisados por dois observadores independentes. Resultados: O nível de experiência do treinador não tem efeitos sobre a comunicação com os atletas em competição. Todos os treinadores privilegiam as categorias do CBAS reforço positivo, instrução técnica geral e comunicação geral. Os treinadores experientes utilizam mais a comunicação geral, enquanto os treinadores inexperientes o reforço positivo e a instrução técnica geral. Introduction: The coach plays an important role on the sports experiences of the young athletes, having an impact on the development of their abilities, values and beliefs. Their behavior has a great influence on the character and performance of the athletes. The purpose of this study is: 1) to observe and analyze the communication of Football coaches of male under-16 athletes in competition situation, using the Coach Behavior Assessment System (CBAS), 2) to describe the attitudes towards the sports practice, the motivational goal orientation and the perception of coach behavior by the athletes directed by the coaches observed, 3) to test the effects of coach experience on the attitudes towards the sports practice, the motivational goal orientation and the athletes perception of coach behavior. Methodology: Six Football coaches of the male sub-14 and sub-16 category, sub-divided in two sub-groups (expert and inexpert), were observed. The coaches responded to personal and professional questions. The athletes that responded to the questionnaires were 106 (ages 12 to 16), being 55 directed by inexpert coaches and 51 directed by expert ones. The athletes responded to the following questionnaires: a) Questionnaire of perception of coach behavior, Coach Behavior Assessment System (CBAS), b) Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ), c) Sports Attitudes Questionnaire (SAQ-2). 3 games by coach have been recorded, in total 18 games. They were recorded in video and the coaches’ interventions were recorded by a remote microphone and a receiver. The games were analysed by two independent observers. Results: The experience level doesn’t affect the coach communication with the athletes in competition. All the coaches tend to use mostly the CBAS categories positive reinforcement, general technical instruction, general communication. However, expert coaches use more the general communication, while the inexpert coaches use more reinforcement and general technical instruction.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências do Desporto e Educação Física, apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22088
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

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