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https://hdl.handle.net/10316/21374
Título: | O impacto da Comissão Europeia nas dinâmicas de mudança no ensino superior da UE | Autor: | Boa-Ventura, Ana Cecília de Oliveira Gândara. | Orientador: | Leitão, Augusto Rogério | Palavras-chave: | Internacionalização; Globalização; Paradigma; Mobilidade; Internacionalização, GlobalizaçãAprendizagem ao longo da vida; Governação | Data: | 8-Set-2012 | Editora: | FEUC | Citação: | Boa-Ventura, Ana Cecília de Oliveira Gândara - O impacto da Comissão Europeia nas dinâmicas de mudança no ensino superior da UE. Coimbra, 2012 | Resumo: | Em 2013 termina o programa PROALV que dará lugar a um novo programa global no âmbito do ensino superior: o “Erasmus for All”. A ser aprovado nos termos em que foi proposto, o programa originará uma profunda mudança na tradicional universidade humboldtiana e provavelmente uma viragem neoliberal definitiva. Esta é a altura de repensar o ensino superior europeu e decidir se o caminho passa pela adesão a um certo tipo de universidade, que vive para satisfazer os rankings e vender programas ou, se pelo contrário, o ensino superior europeu deve primar pela diferença e manter a prática da universidade como um “bem público”. A mudança de paradigma que se tem vindo a verificar no ensino superior - da cooperação para a competição - é não só resultado do panorama internacional e de uma crescente globalização que devemos considerar como inevitável mas também é promovida internamente na UE. Esta tese examina o papel da Comissão Europeia (CE) nessa mudança, especificando os instrumentos utilizados para a promover. A análise foi realizada sob o enquadramento teórico do Institucionalismo discursivo e a três níveis: institucional, político e de governação. Sempre que possível realizou-se a triangulação dos três níveis para compreender até que ponto a influência da CE foi importante no desenhar da universidade do século XXI. Para a concretização do objetivo proposto recorreu-se especialmente a fontes primárias, à aprendizagem decorrente da participação em quatro conferências sobre o tema e a três entrevistas realizadas: um funcionário da DG-Educação da CE, a um especialista em liderança no ensino superior e a um membro do Bologna Follow-Up Group (BFUG). Este estudo sugere o interesse de uma análise longitudinal da influência da CE sobre o ensino superior no período pós-Lisboa, com ênfase nas consequências das variações na governação que refletem essa influência e as flutuações no equilíbrio de poderes subnacional, nacional e supranacional. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21374 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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