Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Homem de Cristo junto da turma do 11º D no ano letivo de 2011/2012
Authors: Ferreira, Sérgio Gabriel Duarte 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores
Issue Date: 2012
Abstract: O presente documento tem como grande finalidade retratar reflexivamente o processo de estágio pedagógico vivido ao longo deste ano letivo na Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro. Ao longo deste processo foram postas em prática as aprendizagens realizadas no percurso académico através de uma ação autónoma com uma supervisão permanente. Considerando esta etapa como o último degrau da formação do professor, é também o ponto de partida para a longa viagem que será a profissão docente, objetivo para o qual este processo nos prepara. Podemos então apelidar este relatório de um “diário de bordo” onde expomos e refletimos as diversas vivências que esta função nos proporcionou. Numa primeira parte, é realizado um enquadramento da prática desenvolvida e das nossas pretensões iniciais, que é seguida por uma reflexão às dimensões de ensino-aprendizagem, à ética-profissional, às aprendizagens realizadas, às dificuldades sentidas e suas estratégias de superação e às questões dilemáticas encontradas. Realizamos ainda o aprofundamento de um tema que se centra na componente da intervenção pedagógica especifica, mais propriamente na formação e intervenção dos professores na modalidade de dança. Finalizamos com as respetivas conclusões deste processo de formação.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/21269
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg 1112_Sérgio_Ferreira.pdf676.58 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.