Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21251
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero-
dc.contributor.authorTorrão, Teresa Helena Trindade-
dc.date.accessioned2012-11-27T16:33:03Z-
dc.date.available2012-11-27T16:33:03Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21251-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico constitui-se como a transferência dos conhecimentos teóricos para a prática, para o contexto real, facilitando inúmeras experiências de ensino - aprendizagem da prática educativa. Esta estabelece diversas tarefas e funções para as quais existe a necessidade de constante pesquisa. Cada vez mais, os professores são confrontados com a diversidade de alunos que encontram, não só nas aprendizagens realizadas, mas também na forma de pensar e de aprender, para não falar nas diferentes culturas e valores. Assim, a criação de momentos de diferenciação pedagógica torna-se cada vez mais um imperativo pedagógico. É no planeamento e avaliação inicial que se inicia essa diferenciação, requerendo um conhecimento profundo dos alunos para a seleção dos objetivos orientadores da ação e o domínio de múltiplas estratégias de ensino. O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, considerado no Plano de Estudos do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia com a turma do 8ºB. A sua finalidade prende-se com a necessidade de reflexão acerca das atividades desenvolvidas no círculo da intervenção pedagógica. Assim, primeiramente será feita uma contextualização da prática desenvolvida relativamente às minhas expetativas iniciais e objetivos de formação. A descrição das atividades desenvolvidas, assim como a reflexão e justificação das opções tomadas também constam no documento. Toda a reflexão posterior é de extrema importância, apontando as dificuldades vivenciadas e suas formas de resolução, passando pela ética profissional, questões dilemáticas e por último as conclusões referentes à formação inicial. No final do documento procedo, também, ao aprofundamento do tema escolhido face ao estágio, como forma de reflexão e comparação entre as estratégias de disciplina utilizadas por mim e pelas utilizadas por professores experientes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola EB 2, 3 Drª Maria Alice Gouveia com a turma 8º B no ano letivo 2011/2012por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1112_Teresa_Torrão.pdf.pdf865.69 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

202
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

328
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.