Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2111
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Domingos-
dc.contributor.authorMurtinho, Vitor Manuel Bairrada-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:05:48Z-
dc.date.available2008-12-04T13:05:48Z-
dc.date.issued2002-07-18en_US
dc.identifier.citationMURTINHO, Vitor - 'La Piú Grassa Minerva' : a representação do lugar. Coimbra, 2001.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2111-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo o estudo, durante o século XV e em Florença, do processo metódico e consciente de utilização da representação como palco da vida, como espelho do mundo, como lugar para as mais díspares manifestações formais.>br> Ao longo de quatro capítulos disserta-se sobre os processos de secularização do homem, de intelectualização do olhar, da criação de um ambiente protocolar com vocação universal, da realização e avaliação do espaço segundo processos lógicos e previamente avalizados recorrendo à conversão do espaço em unidades geometrizadas Primeiro faz-se juízo sobre o saber que genuinamente favoreceu os novos ventos de mudança. A desqualificação do saber tomista e a valorização do observável através de meticulosos diagnósticos, configura uma outra lógica de conhecimento conseguido — ou seja investigado — definindo-se uma espécie de itinerário para as ideias. Segundo faz-se juízo sobre o valor das estruturas implícitas que explicitam a representação. Da figura ao lugar, sempre sobre o domínio do olho, apresenta-se a base consistente, o mecanismo de prova, o garante à verdade sensível. Terceiro, pelo processo gradual de aproximação às geometrias das coisas ou às estruturas formais dos objectos, conduziu a uma situação de empatia entre o homem e o ambiente, esclarecendo que através do desenho se pode vencer uma barreira que múltiplas vezes se verificou era inabalável, já que sempre foi difícil tornar operativo — logo útil — o campo da representação. Quarto, retoma-se um trilho que descobre o desenho como discurso verosímil para designar o trabalho intelectual que suporta a tectónica. A representação torna-se conforme com a realidade visada, da mesma maneira que toda a realidade é susceptível de ser representação.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectTeoria e História da Arquitecturaen_US
dc.subjectArquitecturaen_US
dc.title'La Piú Grassa Minerva' : a representação do lugaren_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-8956-7382-
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento
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